1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Direitos HumanosGuiné Equatorial

Amnistia saúda abolição da pena de morte na Guiné Equatorial

Ariana Miranda
20 de setembro de 2022

Amnistia Internacional congratula a Guiné Equatorial pela decisão de alterar o Código Penal. Mas questiona: Será que a pena de morte ainda está prevista no Código Militar?

https://p.dw.com/p/4H7hN
(Foto de arquivo)Foto: Reuters/A. A. Dalsh

O vice-Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, anunciou a abolição da pena de morte no país, após muitos anos de pressão internacional.

"Histórico e memorável para o nosso país na gestão do respeito dos Direitos Humanos", escreveu Teodorin Obiang, como é conhecido o vice-Presidente, na rede social Twitter.

As Nações Unidas saudaram a mudança no Código Penal. Nada Al-Nashif, Alta Comissária interina das Nações Unidas para os Direitos Humanos, lembrou que "a pena de morte é incompatível com os princípios fundamentais dos direitos humanos e da dignidade".

A Amnistia Internacional também aplaude a decisão. Refere, no entanto, que ainda "há muito trabalho a fazer" na Guiné Equatorial no capítulo dos direitos humanos. Pedro Neto, diretor executivo da organização em Portugal, alerta também que é necessário averiguar se a pena de morte já foi abolida do Código Militar equato-guineense. 

DW África: Como é que a Amnistia vê esta tomada de decisão, depois de mais de 8 anos de pressão, desde da admissão da Guiné Equatorial, no seio da CPLP.

Pedro Neto
Pedro Neto: Se a pena de morte não for retirada do Código Militar, "pode abrir caminhos para que civis sejam julgados por essa via"Foto: DW/J. Carlos

Pedro Neto (PN): Há vários anos que andamos a fazer esta pressão. Não era preciso muito para abolir a pena de morte em termos processuais, e este trabalho parece finalmente ter sido feito. Pelo menos, em termos documentais podemos confirmar que a pena de morte foi retirada do Código Penal da Guiné equatorial. Temos que continuar atentos. Os Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que acolheram a Guiné Equatorial na organização, devem estar vigilantes, monitorizar e exigir estes avanços a este país.

Agora, é preciso perceber se vai ser abolida do Código Militar, que é também uma parte importante da Justiça naquele país. Se não for abolida do Código Militar, pode abrir caminhos para que civis sejam julgados por essa via.

DW África: Então, a Amnistia internacional vai continuar a acompanhar este processo, para garantir a sua efetividade?

PN: O que desejamos é que a pena de morte seja abolida de facto e que não haja lugar a este crime disfarçado de justiça. Esta é uma questão que deve ser observada e monitorizada. Tem que haver sinais sobre isso, não só no sistema judicial, mas também na prática, [acabando com] as detenções arbitrárias ou acusações absurdas com o objetivo de silenciar a dissidência.

DW África: A Guiné Equatorial ainda precisa de fazer mais no capítulo dos direitos humanos?

PN: Há muito trabalho a fazer. Desde logo, [é preciso parar com] as detenções arbitrárias, que ainda são uma arma de intimidação massiva do regime vigente. Também é preciso trabalhar numa Justiça que seja independente do poder político... Ainda há muitos passos para o cumprimento pleno dos direitos humanos e da democracia naquele país.

"CPLP não pode sancionar nenhum Estado-membro"