1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Alto risco" de branqueamento de capitais em Moçambique

Lusa
20 de dezembro de 2022

A União Europeia colocou Moçambique na lista de países de alto risco de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

https://p.dw.com/p/4LELH
Comissária responsável pelos Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuinness
Comissária responsável pelos Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuinnessFoto: picture-alliance/AP Photo/J-F. Badias

A Comissão Europeia incluiu esta terça-feira (20.12) Moçambique na lista de jurisdições de países terceiros considerados de alto risco devido a deficiências estratégicas nos seus regimes de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo. 

Em comunicado, o executivo comunitário anuncia que procedeu à atualização da lista, tendo retirado três jurisdições, designadamente Nicarágua, Paquistão e Zimbabué, mas acrescentado cinco: República Democrática do Congo, Gibraltar, Moçambique, Tanzânia e Emirados Árabes Unidos.

"Há necessidade de continuar a identificar e listar países terceiros de alto risco com deficiências estratégicas nos seus quadros nacionais de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, com vista a trabalhar em estreita colaboração com eles para prevenir os riscos de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo", comentou a comissária responsável pelos Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuinness. 

A lista da União Europeia tem em conta informações fornecidas pelo Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) e as alterações introduzidas por esta instituição durante o ano de 2022 na sua lista de Jurisdições sob Vigilância Reforçada.

Saltar a secção Mais sobre este tema