Alemanha eleita para o Conselho de Segurança da ONU | Internacional – Alemanha, Europa, África | DW | 09.06.2018

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

Alemanha eleita para o Conselho de Segurança da ONU

Nos próximos dois anos, a Alemanha, assim como a Bélgica, a África do Sul, a República Dominicana e a Indonésia, terão um assento no Conselho de Segurança da ONU.

A Alemanha, a Bélgica, a África do Sul, a Indonésia e a República Dominicana foram eleitos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para membros não permanentes do seu Conselho de Segurança a partir de janeiro de 2019 e por dois anos.  

Alemanha recebeu 184 dos 190 votos

Entre os 190 países presentes na votação, a Alemanha recolheu 184 votos, os mesmos que a República Dominicana. A África do Sul conseguiu 183, a Bélgica 181 e a Indonésia 144. Eram necessários dois terços dos votos presentes para garantir a eleição. 

Esta é a sexta vez que a Alemanha é eleita para o Conselho de Segurança da ONU. Num tweet publicado esta sexta-feira (09.06), o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha escreveu: "Estamos ansiosos para esta enorme tarefa de responsabilidade. Muito obrigado a todos os que depositaram a sua confiança em nós. Agora vamos trabalhar!".

"É necessário uma ONU forte e poderosa"

USA UN Sicherheitsrat Außenminister Heiko Maas

Ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, na votação desta sexta-feira (08.06)

Pouco antes de partir para Nova Iorque para participar na eleição, o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, disse que, "na situação atual, é necessária uma ONU forte e poderosa".

Esta é a primeira vez que a República Dominicana integra o Conselho de Segurança da ONU.  A Suécia, Holanda, Etiópia, Bolívia e o Cazaquistão deixarão o conselho no final deste ano.

O Conselho de Segurança da ONU integra 15 membros, incluindo cinco permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido) e dez não permanentes – metade são renovados todos os anos. Os restantes cinco assentos temporários que não serão renovados este ano são ocupados pela Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Kuwait, Peru e Polónia.

Leia mais