Albano Carige será novo edil da Beira | Moçambique | DW | 02.03.2021

Conheça a nova DW

Dê uma vista de olhos exclusiva à versão beta da nova página da DW. Com a sua opinião pode ajudar-nos a melhorar ainda mais a oferta da DW.

  1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Albano Carige será novo edil da Beira

Assembleia Municipal da Cidade da Beira apontou Albano Carige para substituir Daviz Simango. Cerimónia de tomada de posse está prevista para sexta-feira.

Beira, Mosambik, Albano Carige, Bürgermeister

Albano Carige António

A Assembleia Municipal da Cidade da Beira apontou, esta terça-feira (02.03), Albano Carige António como o substituto de Daviz Simango, autarca que morreu vítima de doença, na liderança daquela cidade no centro de Moçambique, anunciou hoje fonte oficial.

Albano Carige ocupava a função de vereador para área de Construção e Urbanização e estava na terceira posição na lista do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) às eleições autárquicas de 2018, segundo o presidente da Assembleia Municipal da Cidade da Beira, Ricardo Langue.

A legislação moçambicana estabelece que em caso de impedimento definitivo do presidente de uma autarquia, o membro da Assembleia Municipal que se segue ao cabeça de lista do partido deve assumir o cargo.

No caso do MDM, o segundo nome da lista é o secretário-geral do partido, José Domingos, mas este está impedido de assumir o cargo de presidente do município porque suspendeu as suas funções como membro da Assembleia Municipal, há mais de dois anos, para exercer o cargo de deputado na Assembleia da República.

"A Assembleia Municipal da Beira está neste momento reunida com o Ministério da Administração Estatal para apreciar como é que será a cerimónia de tomada de posse, que terá lugar na sexta-feira [05.03]", declarou Ricardo Langue.

Daviz Simango, 57 anos, sofreu uma paragem cardíaca que lhe provocou a morte na madrugada do dia 22 de fevereiro, depois de estar internado numa unidade de saúde sul-africana para onde foi transportado devido a doença súbita em 13 de fevereiro. Simango foi sepultado no passado sábado (27.02).

Assistir ao vídeo 01:25

Moçambique: "Não vamos esquecer Simango"

Leia mais