1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"A elite não acha que Cabo Delgado seja uma prioridade"

Nádia Issufo
13 de abril de 2021

Centro de Integridade Pública diz que o Governo moçambicano falhou no apoio às vítimas do conflito em Cabo Delgado. Segundo relatório publicado pela organização a há famílias que não recebem apoio há mais de dois meses.

https://p.dw.com/p/3rvk8
Mosambik Flüchtlinge aus Palma in Pemba
Foto: DW

O Centro de Integridade Pública (CIP) apresentou esta segunda feira, (12.04), um relatório onde se debruça sobre a situação dos deslocados internos em Cabo Delgado, vítimas dos ataques armados na província a norte de Moçambique.

Segundo o documento, a situação dos deslocados é calamitosa, havendo casos de famílias que não recebem apoios há mais de dois meses.

"Nas novas aldeias de reassentamento falta um pouco de tudo, desde alimentação a abrigo, utensílios domésticos e vestuário", refere o relatório.

Em entrevista à DW África, o diretor do CIP, Edson Cortez, sublinha que o Governo moçambique tem se desresponsabilizado no que toca ao apoio às vítimas do conflito.

DW África: Em que pontos concretos o Governo moçambicano está a falhar na assistência aos deslocados internos?

Mosambik Flüchtlinge aus Palma in Pemba
Centro para deslocados em PembaFoto: DW

Edson Cortez (EC): Uma das principais constatações que nós fizemos na nossa pesquisa é o facto de famílias pobres, numa das províncias mais pobres de Moçambique, ficarem responsáveis por acolher os seus familiares, que estavam a fugir de zonas de conflito, aumentando a situação de pobreza estrutural que aquela província atravessa. Muitas das famílias dos deslocados dos conflitos são provenientes dos distritos costeiros e o governo de Moçambique, neste processo de reassentamento, está a reassentá-los em distritos sem acesso ao mar. Dando-os parcelas de terrenos e uma porção de terra que os deslocados têm de desbravar para começar a fazer a agricultura.

A maior parte dos deslocados são constituídos por famílias chefiadas por mulheres e com crianças. Não têm condições para desbravar matas e não têm condições, por vezes, para reerguer casas estando, assim, em situação de vulnerabilidade em relação às famílias - que são muito menos – lideradas por homens.

E há outro aspeto, as famílias provenientes dos distritos costeiros tinham como uma das suas principais fontes de renda a pesca e, neste momento, são dadas simplesmente terra e dizem: "tentem produzir algo”. Mas elas não têm na agricultura a sua principal fonte de renda.

DW África: As falhas das autoridades devem-se à negligência ou à falta de meios?

EC: O Estado moçambicano, desde 2016, com a descoberta das dívidas ocultas, tem atravessado uma crise financeira sem precedentes. Mas as dívidas ocultas não são o ciclone Idai ou kenneth que não possamos controlar. Há pessoas em Moçambique que foram responsáveis pela contração das dívidas ocultas e estas pessoas que criaram as condições para que o Estado moçambicano deixasse de ser credível. A falta de dinheiro que temos hoje, a crise financeira que o país atravessa, é culpa dessas pessoas e têm de responder pelas suas ações. São também culpadas pela situação em que os deslocados estão.

Mosambik Cabo Delgado | Flüchtlinge in Cabo Delgado nach Terror Angriff in Palma
Para a ONG, o Estado e o Governo devem ter um papel mais interventivoFoto: DW

Mesmo com uma crise financeira que o país atravessa, julgo que há prioridades. Quando não se tem muito, há que saber definir prioridades. Pura e simplesmente as elites governativas deste país não acham que o assunto Cabo Delgado seja uma prioridade em termos de gestão de deslocados. Julgam que podem passar toda a responsabilidade para as agências humanitárias das Nações Unidas, para a Cáritas, a Igreja Católica, desresponsabilizando-se a que o Estado e o Governo tenham um papel mais interventivo no sentido de resolver o assunto dos deslocados e o conflito armado em Cabo Delgado.

DW África: Constataram desigualdades entre deslocados, enquanto os de etnia maconde recebem pensões do Estado e ainda ajuda de ONG's ou associações, os das etnias kimwani ou macuas dependem unicamente das ajudas das associações e ONG's. Essas diferenças não podem acirrar ainda mais as lutas entre a população?

EC: O que nós constatamos é que muito antes da eclosão do conflito, em termos de transferências do Estado para pessoas na província de Cabo Delgado, o grupo étnico maconde tem muito mais benefícios do que os demais. E isso não é só na província de Cabo Delgado, mas a nível de todo o país. O grupo étnico maconde tem tendência a ter maiores privilégios porque é um grupo étnico pequeno e que tem vários antigos combatentes que, pelo estatuto, têm pensão vitalícia que passa de geração em geração. Isso facilita o processo de readaptação a nova vida por parte dos deslocados provenientes deste grupo.

Saltar a secção Mais sobre este tema