1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"A China vê a África como continente de oportunidades", diz pesquisadora

Luisa Frey1 de março de 2013

As relações económicas China-África têm vindo a intensificar-se e ganhando a atenção de pesquisadores mundo fora. Em entrevista à DW África, a especialista Doris Fischer fala sobre os interesses envolvidos nessas trocas.

https://p.dw.com/p/17noT
A Chinese worker of the China State Construction Engineering Corporation (CSCEC) looks on January 30, 2010 at the site of the new African Union (AU) conference center in Addis Ababa. China, often accused of being concerned only with Africa's oil, is building, free of charge, the building that will house the continent's political headquarters for decades to come. AFP PHOTO / SIMON MAINA (Photo credit should read SIMON MAINA/AFP/Getty Images)
Foto: Getty Images

Angola é hoje o segundo maior parceiro comercial da China no mundo lusófono, atrás somente do Brasil. Em 2012, as trocas entre angolanos e chineses aumentaram 35,5% em relação ao ano anterior. Além de Angola, as relações económicas entre a China e outros países do continente africano intensificaram-se nos últimos anos.

Os efeitos dessas relações e os interesses envolvidos são alvo de questionamentos. Muitos críticos dizem que a China está interessada somente nas matérias-primas africanas e não no desenvolvimento do continente.

Doris Fischer pesquisa a política económica chinesa e leciona na Universidade de Würzburg, na Alemanha. Ela formou-se em Sinologia e Administração de empresas e possui doutorado em Economia. Em entrevista à DW África, Fischer falou sobre algumas das particularidades das relações China-África.

DW África: Qual a importância da África para a China em comparação a outras regiões do mundo?

Doris Fischer
Fischer: Um dos principais interesses são petróleo e também outras matérias-primas e produtos agrícolasFoto: DIE

Doris Fischer (DF): As relações China-África desenvolveram-se muito rapidamente nos últimos anos. A China vê a África como um continente com muitas oportunidades. A maioria são países em desenvolvimento, de modo que ela pode estabelecer alianças. Do ponto de vista político, a África é importante. Uma prova é que acaba de ser anunciado que as primeiras viagens ao exterior de Xi Jinping como presidente serão para a Rússia e para a África. Do ponto de vista económico, os Estados Unidos e a Europa ainda são mais importantes, mas a China já atribui à África uma importância grande.

DW África: Quais são os principais interesses da China na África?

DF: Um dos principais interesses são os recursos naturais: petróleo e também outras matérias-primas e produtos agrícolas. O segundo motivo é que a China vê o potencial de desenvolvimento para projetos de infraestrutura e exportação de equipamentos de telecomunicação, por exemplo. E também para exportar para outros continentes.

DW África: A Angola ocupa um lugar especial nas relações com China-África? Pode-se dizer que, neste caso, o principal interesse da China são as matérias-primas?

DF: Sim, pode-se dizer isso facilmente. É o país que mais exporta para a China e é o mais importante fornecedor de petróleo da China na África. A China tem um grande déficit comercial com a Angola, porque importa muito e exporta pouco para a Angola. Mas, neste meio tempo, a China também tornou-se importante para a Angola como mercado.

DW África: Além de importar, a China também expandiu suas exportações para a África. Qual a dimensão dessas exportações para a África como um todo?

Ölproduktion in Angola
Angola é o mais importante fornecedor de petróleo da China na ÁfricaFoto: AP

DF: A China exporta menos do que importa para a África. Mas a África tornou-se um importante mercado para equipamentos de telecomunicação, por exemplo, e também para bens de consumo, têxteis e aparelhos de telecomunicação. Há países com os quais a China trabalha principalmente no âmbito de matérias-primas e outros que servem sobretudo de mercado para a China. A África do Sul, por exemplo, é importante nos dois âmbitos. Recentemente, na crise financeira global, a balança comercial da China com a África mudou, porque o país precisa de menos matérias-primas para a produção destinada a mercados como a Europa e os Estados Unidos. Portanto, importou menos da África. Ao mesmo tempo, ela usou a China como mercado de substituição para produtos que não conseguia vender a outros mercados.

DW África: Como vê as relações China-África nos próximos anos? Continuarão em expansão?

DF: Sim, em média na África como um todo. Em detalhe, crescerão em intensidade diferente com cada país. A perspectiva fundamental da China em relação à África é diferente da perspectiva europeia clássica. A imagem frequentemente propagada na Europa é a de que se trata de um continente pobre, que precisa de ajuda para o desenvolvimento, e não de um local interessante para se investir. A ideia de que a África é um continente de oportunidades, com potencial de crescimento, chega aos poucos aqui, mas se estabeleceu mais tarde do que na China.

Autora: Luisa Frey
Edição: António Cascais

"A China vê a África como continente de oportunidades", diz pesquisadora