1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

30 mil ex-refugiados angolanos na RDC serão repatriados até ao final do ano

Nelson Sul d'Angola (Benguela)4 de agosto de 2014

Inicia-se, na segunda quinzena de agosto, o repatriamento dos 30 mil ex-refugiados angolanos que vivem na Republica Democrática do Congo. Autoridades dos dois países reuniram-se na presença de altos responsáveis da ONU.

https://p.dw.com/p/1CoSG
Acampamento de recepção aos ex-refugiados angolanos na Namíbia, durante as operações de repatriamento, em 2012.Foto: ESTELLE MAUSSION/AFP/GettyImages

O Governo angolano anunciou que, a partir da segunda quinzena de agosto, será feito o repatriamento voluntário dos cerca de 30 mil ex-refugiados angolanos que ainda vivem na vizinha Republica Democrática do Congo. A operação deverá estar concluída até ao fim do ano. Esta informação foi avançada pelo diretor nacional da Assistência e Reinserção Social, André Zinga, na abertura da reunião tripartida entre os dois países e o Alto Comissariado das Nações Unidas Para os Refugiados (ACNUR), que decorreu nos dias 27 e 29 de julho, em Luanda.

“Acordamos iniciar o repatriamento na segunda quinzena de agosto para termos tempo de preparação, principalmente para a emissão dos primeiros salvo-condutos ao maior número possível de pessoas”, justificou André Zinga, afirmando que “as questões logísticas estão acauteladas, porque já houve missões e trabalho preliminar com os governos provinciais, essencialmente onde se vai iniciar o repatriamento – Huíge e Zaire – que já têm os espaços localizados para a instalação dos centros”.

O responsável do Ministério da Assistência e Reinserção Social disse ainda que a operação deverá ser concluída com a atribuição de documentos angolanos a todos estes ex-refugiados, quer os que pretendem permanecer no Congo, quer os que regressam à pátria.

Armut in Angola Luanda Rückkehr Flüchtlinge
Ex-refugiados angolanos num acampamento de recepção em Namacunde, provínvia do Cunene, na Namíbia, durante a operação de repatriamento de 2012, organizada pelo Governo angolano e o ACNURFoto: ESTELLE MAUSSION/AFP/GettyImages

“A atribuição da documentação de cidadania nacional será feita a partir dos centros, para facilitar a integração, principalmente das crianças, no sistema de educação e ensino”, explicou Zinga. De acordo com o responsável, será ainda “proporcionado apoio social consubstanciado em bens alimentares para os primeiros seis meses e, nas áreas de destino final, acesso a parcelas de terra para auto-construção dirigida e mesmo inclusão produtiva, para aqueles que praticam a agricultura”.

Forças de segurança prontas para evitar imigração ilegal

No encontro em Luanda, que reuniu representantes dos dois países e das Nações Unidas, as autoridades angolanas informaram que, para o êxito desta operação, as equipas de segurança já estão em alerta, nomeadamente para que o repatriamento dos ex-refugiados angolanos não venha a permitir a imigração ilegal.

André Zinga acrescenta que estão previstas medidas de punição para os cidadãos não-angolanos que tentem aproveitar o cadastro para entrar no país.

“Foi feito um registro no terreno. Porém, na altura da emissão do salvo-conduto, passa-se por um processo de nova verificação, faz-se uma filtragem um pouco mais apertada, mesmo por questões de soberania, de segurança do Estado. Há sempre cidadãos que não são angolanos que tentam infiltrar-se”, esclarece o responsável.

Na República Democrática do Congo, de acordo com dados oficiais, vivem hoje 49.055 cidadãos angolanos, dos quais 29.659 manifestaram o desejo de voltar a Angola. As relações entre Angola e a RDC têm sido marcadas por casos de violações de mulheres congolesas na fronteira que liga os dois países.

[No title]

Angola é, muitas vezes, acusada de violação dos direitos humanos na expulsão de cidadãos congoleses ilegais do seu território. Em retaliação, a República Democrática do Congo havia expulsado, entre 2009 e 2010, mais de 20 mil angolanos do seu território. Muitos deles viviam há anos no país vizinho, onde procuraram refúgio durante a guerra civil que assolou Angola.

Saltar a secção Mais sobre este tema