1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Duelo africano no Olímpico de Berlim

António Deus
17 de novembro de 2017

Salomon Kalou x Ibrahima Traoré. Este sábado, a DW África transmite ao vivo e em direto, um grande duelo africano na Bundesliga. Hertha de Berlim x Borussia de Mönchengladbach.

https://p.dw.com/p/2nlkm
Berliner Olympia Stadion
Foto: picture-alliance/dpa

Está de regresso a Bundesliga!

Depois da paragem dos principais campeonatos de futebol devido aos compromissos internacionais, marcados pela atribuição das últimas vagas para o Mundial de Futebol de 2018, que se irá jogar na Rússia, está de volta a principal competição na Alemanha.

Estugarda e Borussia de Dortmund abrem a 12ª jornada da Bundesliga esta sexta-feira (17.11). O Dortmund, que vem de uma derrota contundente aos pés do Bayern de Munique (1-3), não conta com Aubameyang para este jogo. O avançado gabonês foi afastado do jogo de hoje pelo clube alemão, que invocou razões disciplinares na hora de justificar a ausência do avançado do Dortmund.

Mesmo sem Aubameyang, o Dortmund irá certamente querer dar uma resposta forte perante um adversário cujo não perde há sete anos.

Atiradores apontam à Europa

Outro dos destaques desta 12ª jornada da Bundesliga vai para o Hoffenheim x Frankfurt. As duas equipas estão separadas por um ponto, com vantagem para o Hoffenheim, que ocupa o 5º lugar, dois lugares acima do 7º classificado, Frankfurt.

Os dois emblemas chegam a este jogo com o mesmo número de vitórias na Bundesliga (cinco) e com dois avançados a atravessar um bom momento de forma.

Do lado do Hoffenheim, Sandro Wagner. O avançado alemão de 29 anos, vencedor da Taça das Confederações este ano, pela Alemanha, já apontou quatro golos em nove jogos. Números que não assustam Sébastien Haller. O avançado francês do Frankfurt, leva já cinco golos em onze jornadas. Artilharia afinada é o que se espera de um jogo que aponta a lugares que dão acesso às competições europeias.

Salomon Kalou x Ibrahima Traoré. Aceitam-se apostas

Sábado (18.11) marca o reencontro, pelo terceiro ano consecutivo, entre dois africanos na Bundesliga. Salomon Kalou, do lado do Hertha de Berlim, e Ibrahima Traoré, do Borussia Mönchengladbach.

Fußball Bundesliga 34. Spieltag VfB Stuttgart VfL Wolfsburg
Ibrahima Traoré, avançado do Borussia Mönchengladbach.Foto: picture-alliance/dpa

Ambos defendem os respetivos emblemas desde 2014/2015. O histórico de duelos entre os dois jogadores dá uma clara e perentória vantagem a Ibrahima Traoré.

Entre 2014/2015 e 2016/2017, as duas equipas alemãs defrontaram-se em seis ocasiões para a Bundesliga. O Mönchengladbach, de Traoré, venceu cinco dos últimos seis jogos, frente ao Hertha de Berlim, para o campeonato alemão.

A nível individual, o cenário muda de figura e protagonista. Nas últimas três temporadas, Salomon Kalou marcou quatro golos ao Mönchengladbach de Traoré. Já o jogador da Guiné-Conacri, marcou apenas dois, metade dos golos faturados pelo costa-marfinense de 32 anos.

Deutschland Hertha BSC - 1. FSV Mainz 05 - Salomon Kalou
Salomon Kalou, avançado do Hertha de Berlim.Foto: picture-alliance/dpa/L. Schulze

A nível de seleções, o empate mantém-se. Da última vez que Kalou (pela Costa do Marfim) e Ibrahima Traoré (pela Guiné-Conacri) se defrontaram foi para a Taça das Nações Africanas, em 2015, na fase de grupos. O resultado final foi uma igualdade a uma bola.

Quem irá sair de Berlim com um sorriso? Salomon Kalou ou Ibrahima Traoré? O duelo africano para acompanhar este sábado, a partir das 17h25 (hora universal), ao vivo e em direto na DW África, com o Hertha de Berlim x Borussia Mönchengladbach, jogo a contar para a 12ª jornada da Bundesliga.

 

Confira aqui todos os jogos da 12ª jornada da Bundesliga:

17.11 (Sexta-feira)

Estugarda x Borussia de Dortmund

 

18.11 (Sábado)    

Bayern de Munique x Augsburgo

Hoffenheim x Frankfurt

Bayer de Leverkusen x Leipzig

Mainz x Colónia

Wolfsburgo x Friburgo

Hertha de Berlim x Borussia de Mönchengladbach (17h25 hora universal, ao vivo na DW África)

 

19.11 (Domingo)   

Schalke 04 x Hamburgo

Werder de Bremen x Hanôver