1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Estado de DireitoÁfrica

Governação em África regista primeiro declínio desde 2010

Lusa
16 de novembro de 2020

Índice da Fundação Mo Ibrahim, que avalia parâmetros de governação, revela deterioração de direitos civis, segurança e desenvolvimento humano no continente. Angola está entre os oito países com melhorias na década.

https://p.dw.com/p/3lLLS
Elfenbeinküste 2019 Ibrahim Governance Weekend in Abidjan
Índice Mo Ibrahim é um dos mais respeitados no tema governação pelo mundoFoto: DW/F. Quenum

O Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) registou em 2019 um declínio pela primeira vez desde 2010, de acordo com o relatório publicado esta segunda-feira (16.11). A pontuação média geral diminuiu 0,2 pontos em 2019 para 48,8 em relação aos 49 pontos de 2018, o que representa a primeira queda anual numa década. 

O declínio recente é atribuído a uma deterioração do desempenho em três das quatro categorias do índice: "Participação, direitos e inclusão", "Segurança e Estado de Direito" e "Desenvolvimento humano".

Esta trajetória não é totalmente inesperada, pois o progresso vinha a registar um abrandamento na segunda metade da década passada, com destaque para as categorias de "Desenvolvimento humano" e "Bases para as oportunidades económicas". 

No mesmo período, registou-se uma deterioração em "Segurança e Estado de direito" e em "Participação, direitos e inclusão", mais acentuadamente nesta última categoria.

Somalia Kämpfer der Terrormiliz al-Shabaab
Segurança é tema sensível [criança-soldado com grupo al-Shabaab]Foto: picture-alliance/AP Photo/F. Abdi Warsameh

Década positiva

Ainda assim, o relatório ressalta que, ao longo da década, o desempenho geral da governação progrediu ligeiramente e que no ano passado 61,2% da população de África vivia num país em que a Governação geral era melhor do que em 2010.

Segundo o estudo, os avanços alcançados ao longo da última década foram maioritariamente impulsionados por melhorias nas oportunidades económicas e no desenvolvimento humano.  Ao mesmo tempo, o continente também tem registado uma situação de segurança cada vez mais instável e uma erosão nos direitos civis.

Ao longo da última década, 20 países, que acolhem 41,9% da população de África, alcançaram progressos em "Desenvolvimento humano" e "Bases para as oportunidades económicas", mas, em simultâneo, caíram em "Segurança e Estado de direito" e em "Participação, direitos e inclusão".

Demonstration Simbabwe Harare
Participação tem deterioração [foto: comício no Zimbábue sob o Governo de Mugabe]Foto: Getty Images

"Angola melhorou"

Mesmo com a insatisfação da população angolana demonstrada recentemente, o país ocupa destaque positivo na década nos parâmetros estabelecidos pelo índice de governação. No total das quatro categorias, apenas oito países conseguiram melhorar ao longo da década: Angola, Chade, Costa do Marfim, Etiópia, Madagáscar, Seicheles, Sudão e Togo.

A Amnistia Internacional registou na semana passada que os cidadãos angolanos estão a sofrer retrocessos nos seus direitos fundamentais. O Índice Mo Ibrahim de Governação Africano mede anualmente a qualidade da governação em 54 países africanos através da compilação de dados estatísticos do ano anterior. 

O IIAG 2020 mantém as mesmas quatro categorias, mas passou a incluir novos indicadores sobre o meio ambiente e a igualdade e uma nova secção totalmente dedicada às Vozes dos cidadãos de África.

Uma análise da "perceção da população da governação geral" encontrou em 2019 a pontuação mais baixa da década, tendo o ritmo de deterioração quase duplicado nos últimos cinco anos.

Apesar de este relatório não analisar o impacto em África da pandemia de Covid-19, que só chegou ao continente em 2020, os autores antecipam um agravamento dos problemas em termos de "Participação, direitos e inclusão" e um impacto ao nível da evolução económica até agora positiva.

Angola: Polícia reprime protestos em Luanda

Saltar a secção Mais sobre este tema