1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

África do Sul: Buscas a casa de aliados de Jacob Zuma

DPA | Lusa | Reuters | AFP | gcs
14 de fevereiro de 2018

Polícia sul-africana fez buscas à casa de família do grupo empresarial Gupta, em Joanesburgo, no âmbito de investigações sobre tráfico de influências em que o Presidente Jacob Zuma foi envolvido. Houve detenções.

https://p.dw.com/p/2sf0p
Buscas a casa de família Gupta, em JoanesburgoFoto: Reuters/J. Oatway

Três pessoas foram detidas durante as buscas, esta quarta-feira de manhã (14.02), à casa da família Gupta, segundo o porta-voz de uma unidade de elite da polícia da África do Sul, citado pela agência de notícias DPA. A identidade dos detidos não foi revelada.

Acredita-se que a polícia fará mais detenções, segundo a imprensa internacional.

A família de empresários, de origem indiana, foi acusada, em 2016, de envolvimento na gestão dos assuntos do Estado sul-africano, desde a nomeação de ministros à pressão para a obtenção de contratos públicos - um escândalo em que o Presidente Jacob Zuma foi implicado. Tanto Zuma como a família Gupta negam quaisquer irregularidades.

As buscas acontecem numa altura em se espera uma decisão de Zuma sobre o eventual afastamento da Presidência sul-africana, depois do partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), ter pedido oficialmente a Zuma para deixar o cargo.