1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

África do Sul: Ramaphosa quer mais "credibilidade" no ANC

AFP | AP | Reuters | Lusa | tms
13 de janeiro de 2018

O novo líder do partido do Governo, Cyril Ramaphosa, discursou este sábado (13.01) no encontro que celebrou os 106 anos do Congresso Nacional Africano. E prometeu "confrontar a corrupção".

https://p.dw.com/p/2qo17
Cyril Ramaphosa, que também é vice-Presidente da República, foi escolhido líder do ANC em dezembroFoto: Getty Images/AFP/G. Khan

Na África do Sul, o novo líder do Congresso Nacional Africano (ANC), Cyril Ramaphosa, prometeu, este sábado (13.01), "restaurar a credibilidade” do partido após uma série de escândalos envolvendo o Presidente, e ex-líder do ANC, Jacob Zuma.

No encontro que marcou os 106 anos de fundação do ANC, Ramaphosa disse que "o movimento está profundamente dividido por facções, amarras, corrupção e concorrências por recursos".

"Vamos confrontar a corrupção", afirmou o líder do partido do Governo, afirmando que "as investigações e o julgamento dos responsáveis [por manipular a máquina estatal em benefício próprio] receberão a máxima prioridade".

Retomada do crescimento económico

Südafrika Präsdient  Jacob Zuma
Jacob Zuma abriu comissão de inquérito para investigar denúnicas de corrupção no seu Governo Foto: Reuters/S. Sibeko

Discursando na cidade de East London, Cyril Ramaphosa também disse que o Governo deve atrair investidores estrangeiros para recuperar o crescimento económico, que foi desacelerado durante os dois mandatos do atual Presidente da República.

"A África do Sul está aberta para o investimento e vamos convidar os investidores do mundo inteiro a vir ao país e investir na nossa economia. Assim podemos criar empregos e combater a pobreza", pontuou Ramaphosa, ex-sindicalista que liderou as negociações para acabar com o domínio da minoria branca no início da década de 90 e depois se tornou um empresário multimilionário antes de retornar à política.

Comissão de inquérito

Nesta semana, Jacob Zuma, que também participava no encontro deste sábado, anunciou a criação de uma comissão de inquérito para investigar as alegações de corrupção que levaram a pedidos para a sua destituição, conforme decisão do Tribunal Constitucional sul-africano em dezembro.

Ramaphosa, que também é vice-Presidente da África do Sul, durante o encontro do ANC, agradeceu o Presidente pela decisão e disse que "a corrupção em empresas estatais e outras instituições públicas prejudicou os programas do nosso Governo no combate à pobreza e ao desemprego".

As denúncias de corrupção contra Jacob Zuma já gerou dentro do ANC pedidos para que o Presidente se afastasse do cargo, de modo que o partido possa ter melhores condições para concorrer às eleições de 2019.