1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Visita de Nyusi a Portugal termina com perspetivas de cooperação e de parcerias

A visita oficial do Presidente da República de Moçambique a Portugal terminou com um Fórum de Negócios, no qual se falou em diversificação económica e na promoção dos investimentos e parcerias entre os dois países.

default

Filipe Nyusi foi recebido com honras militares em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde se encontrou com Cavaco Silva

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, termina esta sexta-feira (17.07) a visita de Estado oficial de 4 dias a Portugal. Diversificação económica, promoção de investimentos entre os dois países e facilitação da circulação de pessoas foram alguns dos temas abordados.

Filipe Nyusi esteve esta sexta-feira em Lisboa, no Fórum de Negócios Portugal-Moçambique. O chefe de Estado moçambicano afirmou que o país está perante uma oportunidade única de transição e defendeu a aposta no desenvolvimento de uma economia multissetorial produtiva e competitiva.

Entre as várias oportunidades de investimento, Nyusi destacou as infra-estruturas, o turismo, a mineração, a pecuária e os serviços como setores importantes. Afirmou ainda que pretende “explorar agressivamente” a energia, que considera ser um fator diferenciador para Moçambique.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, elogiou a preocupação de Moçambique com a diversificação económica, afirmando que é muito importante que o país não se transforme numa uma economia monotemática e dependente dos recursos naturais, nomeadamente do gás.

Portugal Filipe Nyusi zu Besuch in Lissabon

Os chefes de Estado Filipe Nyusi e Aníbal Cavaco Silva, com as primeiras-damas, Isaura Nyusi e Maria Cavaco Silva.

“Tanto Moçambique como Portugal estão numa conjuntura positiva de crescimento que devemos aproveitar. Revelo igualmente que estamos atentos às oportunidades que nos esperam. Aguardamos com expectativa que a aposta seja nos dois sentidos e que comecem a surgir investimentos também de empresas moçambicanas em Portugal”, disse o primeiro-ministro durante o Fórum de Negócios.

Portugal foi, em 2014, o quarto país que mais investiu em Moçambique.

Promover as parcerias e o investimento

Passos Coelho afirmou ainda que quer que as exportações portuguesas ultrapassem os 50% do PIB até 2020, situando-se nos 46% em 2017, e apelou à criação de parcerias entre as empresas portuguesas e moçambicanas.

Nyusi destacou também que é necessária uma nova legislação que promova o investimento no setor privado em Moçambique, e que a economia portuguesa e moçambicana podem caminhar de mãos dadas e com benefícios mútuos.

Ouvir o áudio 02:45

Visita de Nyusi a Portugal termina com perspetivas de cooperação e parcerias

Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República de Portugal, concorda e sublinhou que o país quer estar na "linha da frente" da cooperação com Moçambique.

“Num período em que o tecido empresarial português tem dado provas de capacidade e competitividade na abertura a novos mercados e no estabelecimento de novas parcerias, um país como Moçambique justifica e tem sabido merecer uma atenção muito especial”, declarou o chefe de Estado português.

Nyusi desafia a CPLP a ser mais “arrojada”

O Presidente moçambicano lançou ainda um desafio a Cavaco Silva e à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): “Senhor Presidente, caro amigo: antes de terminar, gostaria de lançar aqui um desafio para que a nossa CPLP tenha uma estratégia arrojada, isto é, sair do ditado de que só a língua comum nos une, para desembarcar numa cooperação económica e empresarial que poderá sustentar a sua existência.”

Além da diversificação económica e da promoção dos investimentos bilaterais, foi também abordada durante esta visita a questão da emissão do visto de negócios e da facilitação da circulação de pessoas entre os dois países.

Portugal Filipe Nyusi zu Besuch in Lissabon

Filpe Nyusi reuniu-se com Cavaco Silva no Palácio de Belém, em Lisboa.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados