1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Vida de Eusébio documentada em filme

23 de março de 2017

Filme de Filipe Ascensão mostra o lado mais íntimo da vida do antigo futebolista, que também vestiu a camisola do Benfica. “Eusébio - História de uma Lenda” estreia esta quinta-feira (23.03) nos cinemas portugueses.

https://p.dw.com/p/2ZpWx
Fußballer Eusebio 70. Geburtstag
Foto: dapd

O filme documenta a vida de Eusébio da Silva Ferreira, nascido em Moçambique e dá a conhecer um outro lado da vida do antigo jogador: reune histórias desde os tempos de menino, quando brincava com bola de trapos em Moçambique, até se consagrar como o melhor jogador do mundo.

"Toda a história dele é uma história bonita, é uma história de fé", nota à DW África realizador Filipe Ascensão, que se confessa um admirador do "Pantera Negra".

"Estive muito interessado quando o conheci pela sua personalidade e a minha pergunta era sempre "como é que ele conseguiu alcançar o que alcançou?" Conseguiu ser tão grande: "como é que fez isso, ficando sempre simples e humilde como toda a gente o sabe?", destaca o realizador, acrescentando que "isso está claramente no filme".

Factos inéditos

Filipe Ascensao Regisseur
O realizador Filipe AscensãoFoto: DW/J. Carlos

Com esta obra descobrem-se factos que não se conheciam e como certos episódios foram realmente vividos pelo protagonista, Eusébio da Silva Ferreira. Quem já o tinha visto antes acaba por reviver os momentos - bons e maus - que marcaram a sua trajetória desportiva, servindo de certa forma de inspiração para outras gerações, acrescenta o realizador, que tentou ser o mais fiel possível.

Entre os momentos retratados no filme, Filipe Ascensão destaca as "superstições, algo que se passou com o Salazar, o Mundial de 66". E mais tarde, adianta, "já com outra idade, como é que ele vivia o facto de já não poder jogar a bola, como é que ele se considerava e como é que ele via realmente o futebol."

De forma cronológica, o filme também regista, com base nos arquivos, a infância de Eusébio da Silva Ferreira no bairro da Mafalala, em Maputo. Aí, Magagaga foi a sua primeira alcunha, como conta no documentário o companheiro e conterrâneo Hilário.

Família ajudou no filme

Sandra Ferreira Tochter von Eusebio da Silva Ferreira
Sandra Ferreira, filha do Pantera NegraFoto: DW/J. Carlos

"Quando nascemos já o meu pai era uma figura conhecida", lembra Sandra Ferreira, uma das filhas de Eusébio, apoiou na logística a realização deste filme. À DW África recorda que o pai quis mostrar o que realmente era como pessoa.

"Claro que ficávamos super orgulhosas mas, se calhar, não lhe dávamos o devido valor. Foi tudo muito natural e normal, porque fomos criadas assim já com o estatuto que tinha", lembra.

A filha de Eusébio afirma ainda que esteve com o pai em Moçambique por várias vezes e aí também percebeu a sua grandeza. "Ele fazia sempre questão de estar ali no bairro onde cresceu e era muito acarinhado», acrescenta.

Vida de Eusébio documentada em filme

Filipe Ascensão gostaria que o filme  "Eusébio - História de uma Lenda" fosse também exibido fora de Portugal, nomeadamente em outros países onde o antigo internacional foi uma glória. Moçambique, onde o realizador passou alguma temporada a filmar, está igualmente nessa lista.

Este filme surge três anos depois da morte do futebolista.  O "Pantera Negra" faleceu a 5 de janeiro de 2014 e o seu corpo foi transladado (03/07/2015) para o Panteão Nacional, em Lisboa. A 25 de janeiro último Eusébio teria completado 75 anos de idade.