1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Angolanos têm direito de saber sobre estado de saúde do PR"

Lusa | ar
18 de maio de 2017

Vice-presidente da UNITA, Raul Danda, diz que é "dever" da Presidência da República angolana prestar informação pública sobre o estado de saúde de José Eduardo dos Santos.

https://p.dw.com/p/2dCcW
José Eduardo dos Santos Angola Präsident
Foto: Reuters

Raul Danda, dirigente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o maior partido da oposição angolana, reagia em entrevista à agência de notícias Lusa, em Luanda, aos rumores que circulam há alguns dias sobre o estado de saúde de José Eduardo dos Santos, ausente do país há mais de duas semanas.

"O Presidente José Eduardo dos Santos é o Presidente de todos os angolanos e os angolanos têm o direito - e a Presidência a obrigação - de saber sobre o seu estado de saúde. Em qualquer parte do mundo se sabe se o Presidente vai ao hospital ou está doente. Não é correto vivermos num país em que fazemos de conta que o Presidente não é um ser humano e não fica doente", criticou Raul Danda.

Pedir esclarecimentos através do Parlamento

Lamentando a "especulação" dos últimos dias e embora o partido ainda não tenha tomado qualquer decisão, o vice-presidente da UNITA admite que sejam pedidos esclarecimentos oficiais sobre o estado de saúde de José Eduardo dos Santos "através do Parlamento".Há cerca de uma semana que vários rumores, em Angola e Portugal, apontam para o agravamento do estado de saúde de José Eduardo dos Santos, numa altura em que se encontra em visita privada a Espanha, conforme anunciado anteriormente.

Angola Raúl Danda
Raul Danda, vice-presidente da UNITAFoto: DW/Nelson Sul de Angola

"Quando a informação não é prestada, como nunca foi prestada, começam as especulações, nos órgãos de comunicação social, nas redes sociais. É o nosso Presidente, temos o direito de saber como está, o que tem. Não temos de andar de coração nas mãos por não sabermos o que se está a passar", apontou ainda Raul Danda.

"A saúde do chefe de Estado é uma preocupação de todos os angolanos", enfatizou o vice-presidente da UNITA.

Isabel dos Santos desmente notícias

Recorde-se que a empresária Isabel dos Santos desmentiu no sábado (13.05.) notícias que circularam sobre o agravamento do estado de saúde do pai, José Eduardo dos Santos, atualmente com 74 anos.A posição foi assumida em duas mensagens que a empresária e presidente do conselho de administração da petrolífera estatal angolana Sonangol colocou, como faz habitualmente, na sua conta na rede social Instagram.Alguma imprensa angolana associa estas viagens habituais a Espanha - por vezes mais do que uma vez por ano - à necessidade de o chefe de Estado receber tratamento médico numa clínica de Barcelona, informação que oficialmente nunca foi confirmada ou desmentida pela Presidência da República.

Angola Isabel dos Santos spricht zu Journalisten
Isabel dos SantosFoto: Reuters/E. Cropley

Oficialmente, e como tem sido habitual em rumores semelhantes que já surgiram anteriormente, a Presidência da República e o próprio partido que José Eduardo dos Santos lidera desde 1979 não comentam informações sobre o estado de saúde do chefe de Estado.

Por isso mesmo, Isabel dos Santos foi a primeira e única a abordar estas notícias até ao momento, com duas mensagens entre sexta-feira e sábado.

José Eduardo dos Santos deslocou-se a 01 de maio a Barcelona, Espanha, para uma visita privada, informou na altura a Casa Civil da Presidência da República, não tendo sido divulgada ainda qualquer informação sobre o seu regresso ao país.

Antes desta viagem, José Eduardo dos Santos convocou, por decreto presidencial de 25 de abril, as eleições gerais em Angola para o dia 23 de agosto próximo, que servem para eleger, além dos deputados à Assembleia Nacional, também, por via indireta, o novo chefe de Estado, eleição à qual já não concorre, após quase 37 anos no poder.

 

Saltar a secção Mais sobre este tema