1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Uganda

Uganda debate abolição de limite de idade para presidentes

Deputados do partido no poder apresentaram um projeto de lei para acabar com as limitações à idade para concorrer à Presidência. Se a legislação for aprovada, o chefe de Estado Yoweri Museveni poderá recandidatar-se.

O Presidente ugandês, Yoweri Museveni, há mais de 30 anos no poder, parece não querer deixar o poder para já. Em 2005, o seu regime alterou a Constituição, removendo os limites ao número de mandatos presidenciais. Agora, os deputados pretendem remover a idade máxima para concorrer à Presidência, abrindo caminho para que Museveni concorra novamente às eleições em 2021.

O artigo 102º da Constituição do Uganda estabelece que os candidatos à Presidência tenham, no máximo, 75 anos de idade. Atualmente, Museveni tem 73 anos.

O chefe de Estado nega estar por trás dos esforços para alterar a Constituição.

Ouvir o áudio 03:15

Uganda debate abolição de limite de idade para presidentes

Oposição

O Parlamento ugandês deverá votar o projeto esta semana, esperando-se a sua aprovação pelo partido no poder, o Movimento de Resistência Nacional (NRM). Mas deputados da oposição, independentes e alguns membros do NRM prometeram suspender a sessão.

"Estamos prontos para uma batalha no Parlamento, ninguém vai ler esse projeto de lei, devemos rasgá-lo, devemos fazer tudo o que for possível para que não seja apresentado", afirmou o deputado independente Muhammed Nsereko na quarta-feira (13.09).

Nas ruas de Kampala, os cidadãos duvidam que a oposição conseguirá impedir a aprovação do projeto. "Museveni tem a maioria no Parlamento, os deputados da oposição estão apenas a desperdiçar o seu tempo, eles são muito poucos", afirmou um cidadão em entrevista à DW.

A sociedade civil terá oportunidade de opinar sobre o projeto de lei quando o assunto for debatido na comissão parlamentar. Mas com os membros do NRM a ocupar 293 dos 426 assentos no Parlamento, o projeto que anula o limite máximo de idade para os candidatos presidenciais deverá passar.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados