1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Moçambique

Turismo recupera lentamente em Moçambique

O Banco de Moçambique diz que o setor do turismo está a recuperar lentamente. Ainda assim, ainda sofre o impacto da tensão político-militar no país e da desvalorização da moeda sul-africana, o rand, face ao metical.

default

Praia do Tofo (Inhambane), um dos destinos preferidos de surfistas e mergulhadores

Bryan Oliveira, turista estrangeiro, tem uma enorme paixão pelas praias de Pemba, na província nortenha de Cabo Delgado. "O país é muito bonito", diz, apesar de "faltarem infra-estruturas".

Porém, nos últimos meses, Bryan preferiu fazer turismo na capital, Maputo, devido à insegurança resultante do conflito entre a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) e o Governo.

Ouvir o áudio 02:30

Turismo recupera lentamente em Moçambique

Apesar da atividade do setor ter abrandado nos últimos tempos, Domingos Macaringue está confiante que a situação tende a melhorar, embora num ritmo lento.

"Durante a quadra festiva, os turistas gostam de fazer férias no país, as praias são maravilhosas", afirma o gestor de uma das casas de pasto bastante frequentadas por turistas em Maputo.

Recuperação

O Banco de Moçambique já dá conta de uma recuperação, apesar de não avançar números.

"Devido a alguns riscos que a conjuntura doméstica experimentou, a contribuição do turismo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e para a balança de pagamentos não foi tão pujante. Mas o setor já recuperou bastante", diz Valdemar de Sousa, porta-voz do Banco. "Há uma recuperação da contribuição do setor do turismo para a nossa balança de pagamentos, quando comparado com igual período de 2013."

Valdemar de Sousa reconhece, no entanto, a prevalência de desafios para o crescimento do turismo no país.

A desvalorização do rand face à moeda nacional moçambicana, o metical, pode também ser um dos fatores da retração da atividade turística, segundo o porta-voz.

A DW África tentou ouvir o ministério moçambicano do Turismo, sem sucesso.

Ilha de Moçambique

Praia na Ilha de Moçambique

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados