1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Terrorismo em África, Oscar Pistorius, e ébola destacados na mídia alemã

Cristiane Vieira Teixeira12 de setembro de 2014

Esta semana, a epidemia do ébola na África Ocidental, o julgamento do atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius e o combate ao terrorismo no continente africano estiveram em foco na mídia alemã.

https://p.dw.com/p/1DBMm
Vigilantes e locais armados com pistolas patrulham as ruas de Maiduguri, na Nigéria, que vem sendo ameaçada de invasão pelo grupo radical islamista Boko HaramFoto: picture-alliance/AP Photo

"Boko Haram – o Estado Islâmico africano?" foi o título escolhido pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung para comparar o grupo radical islamista da Nigéria, Boko Haram, aos islamistas do Estado Islâmico, no Iraque. Na análise, fala-se da semelhança de objetivos e métodos dos grupos.

"O grupo terrorista radical islamista Boko Haram está conquistando cada vez mais e mais cidades no nordeste da Nigéria. Como seus companheiros do Estado Islâmico, no Iraque, eles raptam mulheres jovens, falam de um califado," escreve o jornalista.

Segundo a reportagem, o grupo nigeriano age cada vez menos como terroristas e mais como um exército convencional, conquistando permanentemente cidades inteiras.

No entanto, os analistas ouvidos consideram que o Boko Haram não seria forte o suficiente para manter o controle de grandes centros, como a cidade de Borno. O maior problema no combate ao grupo extremista seria a falta de vontade política do governo nigeriano.

Esta semana, o Frankfurter Allgemeine Zeitung noticiou a morte do líder da milíca radical islâmica Al-Shabaab, ligada à rede terrorista Al-Qaeda, em ataques aéreos norte-americanos efetuados na capital da Somália, Mogadício.

Somalia Abdi Godane al-Shabaab Führer
O líder da milíca radical islâmica Al-Shabaab, Ahmed Abdi Godane, morto por ataques aéreos norte-americanos em Mogadício, na SomáliaFoto: Rewards for Justice/AFPGetty Images

Em seguida, o jornal publicou uma matéria com a reação do grupo, em que revela que a Al-Shabaab jurou vingança pela morte de seu líder Ahmed Abdi Godane e determinou como sucessor a ele Ahmed Umar, conhecido como Abu Ubaidah.

A reportagem destaca a presença da Al-Shabaab também no Quénia - relembrando o ataque ao shopping Westagte, em Nairobi, que deixou um saldo de 67 mortos.

A sentença de Oscar Pistorius

Também a expectativa pela sentença final do atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, nesta sexta-feira (12.09.14), esteve em foco na mídia alemã.

O Süddeutsche Zeitung escolheu o título "Por Negligência, Não Intencionalmente," para reportar sobre o primeiro dia da leitura da sentença de Pistorius.

Oscar Pistorius Urteil 12.09.2014
Atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius ouve o veredito no processo contra ele, na corte em PretóriaFoto: Reuters/Siphiwe Sibeko

"Ela [a juíza] o condenou não por homicídio premeditado de sua namorada Reeva Steenkamp, como exigiu a acusação, mas por homicídio culposo," escreve o jornal.

Já o Frankfurter Allgemeine Zeitung fala em um "julgamentoespetacular e emocionalmente carregado," lembra os momentos brilhantes da carreira do atleta paralímpico e conclui: "uma absolvição nunca esteve em debate. Mas estava aberta a incômoda pergunta de como se poderia ter estado equivocado sobre ele, ao longo de todos esses anos."

Libéria: existência ameaçada

Ebola in Liberia
Funcionários da organização Médicos Sem Fronteiras, na Libéria, desinfetam suas roupas de proteçãoFoto: picture-alliance/dpa/C. Van Nespen

A epidemia do Ébola na África Ocidental voltou a ter destaque nas publicações alemãs esta semana.

O Die Welt reporta que o vírus ébola agora ameaça a existência de um país inteiro na África Ocidental - a Libéria, o mais atingido pela doença. A epidemia estaria sobrecarregando completamente o sistema de saúde Libéria.

A falta de infraestrutura, capacidade logística, conhecimento técnico e dinheiro dificulta a luta contra o vírus letal, esclarece o jornalista e contabiliza: 2046 infectados foram registrados na Libéria.

A matéria recorda que também Serra Leoa, Guiné-Conacri, Nigéria e Senegal sofrem com a epidemia do ébola e cita a insuficiência de meios para combater a doença altamente contagiosa e letal.

O texto finaliza com os anúncios feitos pelo ministro alemão da Saúde, Hermann Grohe, de aumentar os esforços da Alemanha contra o ébola e também do envio de mais 100 médicos norte-americanos, enfermeiros e auxiliares para os países mais afetados, segundo informações da organização norte-americana USAID.

Também o Frankfurter Allgemeine Zeitung, o Die Tageszeitung, o Süddeutsche Zeitung, o Der Freitag e a revista Die Stern, entre outras publicações alemãs, trouxeram reportagens sobre a epidemia do ébola na África Ocidental.

[No title]

Até o momento, mais de 2.400 pessoas morreram, vítimas da doença, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.