1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tensão em Zanzibar após anulação das eleições

Mohammed Khelef / Maria João Pinto3 de novembro de 2015

Em Zanzibar, aumenta a pressão sobre a Comissão Eleitoral, após anulação das eleições de 25 de outubro devido a “violações da lei eleitoral”. Ao mesmo tempo, decorrem negociações na região para resolver a crise política.

https://p.dw.com/p/1Gz4Q
Tansania Präsidentschaftswahl Nationalflagge
Foto: DW/M. Khelef

Da mediação para evitar a violência em Zanzibar fazem parte membros da comunidade internacional, como as Nações Unidas e a União Europeia. Pedem calma e apelam à paz no arquipélago semi-autónomo de Zanzibar, na Tanzânia.

Presidente fica

O mesmo fez a oposição, esta segunda-feira (02.11.2015) – dia que deveria ter marcado o fim do mandato do Presidente cessante de Zanzibar, Ali Mohamed Shein, do partido Chama Cha Mapinduzi (CCM). Dado o impasse político, diz o Governo, Shein deverá manter-se no poder até que o arquipélago realize novas eleições.

Na semana passada, o líder da oposição, Seif Sharif Hamad, da CUF – Frente Cívica Única, declarou-se vencedor, ainda antes do anúncio dos resultados eleitorais. Um dia depois, a votação foi anulada e o político de 72 anos, que tenta chegar à Presidência de Zanzibar desde 1995, ameaçou apelar a protestos, caso a situação não fosse resolvida até esta segunda-feira.

UN Nigeria Präsident Goodluck Jonathan
Ex-Presidente nigeriano Goodluck Jonathan lidera grupo de mediação composto por africanosFoto: picture-alliance/United Archives/WHA

Patrulha do exército

Agora, enquanto decorrem as negociações entre líderes políticos e da sociedade civil, bem como membros da comunidade internacional, Sharif Hamad mostra-se otimista quando ao futuro político da região: “Mais tarde ou mais cedo, esta crise será resolvida de forma pacífica e os zanzibares verão os frutos da nossa democracia”.

Ainda assim, na última segunda-feira, o exército patrulhava as ruas da capital do arquipélago no Oceano Índico, depois da explosão de pelo menos duas bombas artesanais em Zanzibar, no fim-de-semana. Não há registo de feridos e, de acordo com as autoridades, não há, para já, qualquer prova da ligação das explosões ao acto eleitoral.A violência pós-eleitoral é frequente na região.

Daqui para frente

A votação nas ilhas, segundo a Comissão Eleitoral, deverá repetir-se dentro de 90 dias. No entanto, a data vai depender do resultado das negociações entre as diversas partes.

O antigo Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, encabeça um grupo de mediação composto por líderes africanos. Há também uma força especial, composta por líderes históricos zanzibares, sob a coordenação da União Europeia. Também o Presidente cessante da Tanzânia, Jakaya Kikwete, diz estar pronto para todos os possíveis para regularizar a situação em Zanzibar.

Ali Mohammed Shein Zanzibar
Presidente cessante Ali Mohamed Shein fica no poder até resolução de impasse das eleiçõesFoto: DW/M. Khelef

Mas é do lado do seu partido - no poder no arquipélago - o Chama Cha Mapinduzi(CCM), que se levantam alguns problemas no que diz respeito às negociações, surgindo rumores de que o núcleo duro do partido está a bloquear qualquer evolução do processo.

Medidas punitivas para quem perturbar a ordem

Mohamed Aboud, ministro do Estado no gabinete do segundo vice-Presidente de Zanzibar, disse em declarações à rádio ZBC que ordenou medidas punitivas para qualquer pessoa que perturbe a ordem no país – incluindo quem anunciou vitória nas eleições presidenciais: “A lei proíbe qualquer pessoa ou instituição de anunciar resultados eleitorais que não são mencionados pela comissão eleitoral. É crime fazer isso. O Governo não vai tolerar ninguém que desobedeça à lei. O Governo apela às forças de segurança para agirem contra aqueles que violem a lei.”

Na semana passada, a CUF, principal partido da oposição no arquipélago, acusou o CCM, partido no poder, de estar por trás da anulação do ato eleitoral em Zanzibar, afirmando que o partido não quer admitir a derrota. O Chama Cha Mapinduzi, no poder na Tanzânia há mais de meio século, foi declarado vencedor das eleições presidenciais e legislativas na passada quinta-feira (29.10.2015).

[No title]

Saltar a secção Mais sobre este tema