1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tanzânia quer indemnizações da Alemanha por crimes coloniais

Martina Schwikowski
10 de fevereiro de 2017

Dezenas de milhares de pessoas foram torturadas e mortas quando a Alemanha governou o território conhecido como Tanganica, atual Tanzânia, de 1890 a 1919.

https://p.dw.com/p/2XIpz
Rebelião "Maji Maji", em 1906, no atual território da TanzâniaFoto: Downluke

"Queremos uma compensação", afirmou o ministro da Defesa tanzaniano, Hussein Mwinyi. Este não é o primeiro processo legal contra a Alemanha pelo seu passado colonial.

"A Tanzânia segue o exemplo de outros países africanos, como Quénia e Namíbia, que solicitaram compensação às suas antigas potências coloniais. Esperamos conseguir negociar com o Governo alemão", acrescentou o ministro.

No Sudoeste Africano Alemão, pesquisadores tentavam provar que as raças africanas eram inferiores às europeias, levando em navios milhares de crânios das zonas coloniais até ao então império.

Hussein Mwinyi
O ministro da Defesa da Tanzânia, Hussein Mwinyi, afirma que o país quer ser compensado pelos massacres cometidos há mais de um séculoFoto: gemeinfrei

Em novembro do ano passado, jornalistas alemães encontraram, no depósito central da Fundação Património Cultural Prussiano, 1.003 crânios da região da atual Ruanda e 60 da Tanzânia.

Historiadores estimam que até 300 mil pessoas foram mortas durante a rebelião do Maji Maji, no sul da Tanzânia, entre 1905 e 1907. Colonizadores alemães também queimaram campos dos agricultores, o que levou milhares de pessoas a morrer de fome. Foi um "ato de genocídio", disse o legislador tanzaniano à agência de notícias alemã DPA.

O deputado alemão pelo partido A Esquerda, Niema Movassat, considera que "o reconhecimento do genocídio de hereros e namas na Namíbia e a questão da compensação encorajou o Governo da Tanzânia a seguir com suas pretensões". Mas "a quantidade de vítimas na Tanzânia é ainda maior", acrescenta Niema Movassat.

Em janeiro, a Alemanha decidiu que irá pagar indemnizações à Namíbia pela morte de 65 mil pessoas durante a ocupação colonial, num episódio considerado o primeiro genocídio do século XX.

Uma responsabilidade moral

O parlamentar critica a falta de debate sobre a responsabilidade da Alemanha pelo extermínio provocado nas suas ex-colónias.  Não há nenhum memorial que recorde os crimes e pouco é esclarecido sobre o assunto nas escolas.

10.02.17 Tanzânia pede compensação à Alemanha - MP3-Mono

Apesar de a história colonial alemã não ser bem conhecida, cresce a atenção sobre a questão por parte dos países africanos.

O deputado Niema Movassat defende que há "uma obrigação moral e histórica para a Alemanha pagar compensações". Agora, "se existe uma obrigação legal, os historiadores terão de decidir", acrescenta o parlamentar do partido A Esquerda.

Em 2013, o governo britânico aceitou indemnizar cerca de cinco mil quenianos, 60 anos depois da violenta repressão à insurgência Mau Mau contra as autoridades coloniais. Quase 10 mil pessoas foram mortas e milhares detidas entre 1952 e 1960.

Saltar a secção Mais sobre este tema