1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Tabu" ganha prémio da crítica e falha Urso de Ouro

20 de fevereiro de 2012

A Berlinale 2012 terminou com prêmios para produções lusófonas. O filme português "Tabu", sobre o passado colonial em Moçambique, não ganhou a estatueta principal, mas conquistou a crítica.

https://p.dw.com/p/14650
Imagem do filme "Tabu" de Miguel Gomes
Imagem do filme "Tabu" de Miguel GomesFoto: Berlinale 2012

O jovem cineasta português João Salaviza, com a produção "Rafa", ganhou o Urso de Ouro de melhor curta-metragem. Ao receber o prêmio, Salaviza, que já tinha recebido também uma Palma de Ouro em Cannes, há três anos, com outro curta-metragem, "Arena", enviou um recado ao governo português: dedicará a ele seu Urso de Ouro, desde que até o fim do ano os políticos mostrem ter conseguido segurar a crise, que afeta igualmente o cinema.

João Salaviza recebeu o Urso de Ouro pela curta-metragem "Rafa"
João Salaviza recebeu o Urso de Ouro pela curta-metragem "Rafa"Foto: dapd

Os lusófonos esperavam também uma estatueta para o filme português "Tabu", que teve co-produção brasileira, mas o diretor de Miguel Gomes ficou apenas com o prêmio paralelo Alfred Bauer, por um "trabalho de inovação singular".

Endeusado pela crítica, Miguel Gomes não escondeu sua insatisfação em não receber o prêmio principal. "Eu estou um pouco confuso por ter ganhado um prêmio por inovação, já que a minha intenção era fazer um filme à moda antiga," disse, provocando risos no publico. O Urso de Ouro para melhor filme ficou com os irmãos Taviani pelo filme "Cesare".

Foco social

Berlinale Filmfestspiele 2012 Filmszene Tabu
A coprodução luso-brasileira "Tabu", de Miguel Gomes, era favorita pela crítica, mas ficou com prêmio paraleloFoto: Berlinale 2012

Além dos prêmios para as produções lusófonas, a edição deste ano se destacou pelo prêmio de melhor atriz, que pela primeira vez na história do festival foi dedicado a uma atriz africana.

Rachel Mwanza, congolesa de 14 anos, viveu a personagem de uma menina soldado no filme "Rebelde", feito no Burundi. A vida de Rachel foi quase tão difícil quanto a da personagem por vivida ela – foi rejeitada pelos pais e vivia na rua, até ser ajudada por uma organização humanitária.

"Quando eu ainda era pequena, a minha mãe mudou-se para outra cidade, meu pai foi para outro lugar e eu me vi sozinha. Foi minha avó quem me cuidou. Vivíamos em um lugar precário, minha avó não suportava mais a situação e eu tive então de arranjar o que comer na rua e sobreviver sozinha", relatou a melhor atriz da Berlinale 2012.

Berlinale 2012 Preisträgerin Rachel Mwanza Kategorie "Beste Schauspielerin"
Rachel Mwanza: a arte imita a vidaFoto: dapd

O júri da edição deste ano do Festival de Cinema de Berlim, comandado pelo realizador inglês Mike Leigh, demonstrou preferência por filmes relacionados com questões sociais, como o massacre de ciganos na Hungria, reformas sociais na Dinamarca nos meados do século XVIII, ou a vida no interior da antiga Alemanha comunista.

Autor: Rui Martins/Francis França
Edição: Helena Ferro de Gouveia