1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Onda de solidariedade em Angola

António Cascais23 de dezembro de 2015

Seja em prol dos ativistas em prisão domiciliária ou em prol dos funcionários da rádio católica Ecclesia, com salários em atraso: a sociedade civil angolana mobiliza-se. Saiba como ajudar.

https://p.dw.com/p/1HSUJ
Rádio Ecclesia, em LuandaFoto: DW / Johannes Beck

Angola atravessa uma fase difícil: a situação económico-financeira do país continua a degradar-se, sobretudo devido à baixa do preço do petróleo. E quando a economia não vai bem, sofrem naturalmente as camadas mais vulneráveis da sociedade.

Por outro lado, os observadores falam de um aumento da repressão das liberdades cívicas e políticas no país. O caso dos 15 jovens ativistas que estão a passar as festas de Natal em prisão domiciliária, com um processo judicial pendente sobre si, é talvez o mais sintomático do aumento da repressão política em Angola.

Solidariedade

Perante este estado de coisas, destacados membros da sociedade civil angolana não quiseram ficar calados. A "Associação Mãos Livres", "Open Society", "Amplo Movimento de Cidadãos" e a Associação, Justiça, Paz e Democracia (AJPD) resolveram organizar uma campanha de solidariedade. Os meios recolhidos deverão reverter a favor de alguns jornalistas que, neste momento, têm os seus salários em atraso. É o caso, por exemplo, dos jornalistas da emissora católica Rádio Ecclesia. Palavras de um dos organizadores da campanha, o advogado e presidente da associação de defesa dos direitos humanos "Mãos Livres", Salvador Freire: “Os funcionários da rádio Ecclesia estão há, praticamente, três meses sem salário. E nesta quadra festiva, num momento em que o nosso país atravessa grandes dificuldades, organizamos esta campanha para acudir essas pessoas, para que elas tenham o mínimo de apoio para superar as dificuldades."

Rádio Ecclesia - Studio Bild 35
Alguns jornalistas da Rádio Ecclesia têm os seus salários em atrasoFoto: DW / Johannes Beck

Nesse sentido, as referidas associações, assim como cidadãos a título individual, como, por exemplo, o diretor do jornal "Folha 8”, William Tonet, apelam a todos que possam ajudar a minimizar o sofrimento e angústia dos profissionais da Ecclesia. Salvador Freire explica como contribuir concretamente: "Temos alguns postos, onde se pode entregar os produtos que queiram doar. Também se pode depositar valores em moeda nacional e estrangeira em uma conta da associação “Mãos Livres”, que está a circular na internet, e nomeadamente no site da associação na internet. Esse dinheiro será entregue aos funcionários da Rádio Ecclesia."

A DW África tentou contactar o diretor da Eccelisia, o Padre Quintino Kandanji, mas este não se pronunciou sobre os salários em atraso. Vários jornalistas da Ecclesia confirmaram a grave situação. Alguns deles disseram ter esperança de receber uma parte dos seus salários em atraso ainda esta semana.

Como doar

As associações da sociedade civil informam que o a conta bancária da Associação “Mãos Livres”, nº 2972258530, do Banco de Fomento Angola - BFA, já conta com alguns contributos iniciais.

Prozess gegen Aktivisten in Angola
Activistas angolanos acusados de planear golpe contra o presidente cumprem prisão domiciliar deste 18.12.2015Foto: picture-alliance/dpa/P. Juliao

Podem igualmente ser doados bens alimentares, pelo que as entregas deverão ser feitas nos seguintes endereços: Portaria da Rádio Ecclesia, no São Paulo, junto à Igreja São Paulo de Assunção de Luanda; Portaria da associação “Mãos Livres”, no Bairro da Kinanga, na Rua Dr. Agostinho Neto.

Quer por meio do Folha 8 (site e Facebook), quer de forma direta com os doadores, será dado público conhecimento dos valores conseguidos com esta campanha. Recorde-se que um outro grupo de angolanos se mobilizou para levar a cabo uma campanha de solidariedade aos 15 ativistas em prisão domiciliária desde a passada sexta-feira (18.12.2015). "Natal Feliz aos Presos Políticos", é o lema da campanha liderada pelo escritor e psicólogo Nvunda Tonet, filho do jornalista William Tonet, director do jornal "Folha 8".

A nota enviada à redacção da DW África indica que uma equipa já esta à espera do contributo (financeiro) em diversos pontos de Luanda desde a manhã do dia 22.12, “para juntos proporcionarmos um Natal feliz aos 15 ativistas presos políticos.”

As doações financeiras podem ser entregues na portaria das rádios Ecclesia e Despertar, em Luanda, até o dia 24 de Dezembro.

[No title]

Várias iniciativas de solidariedade para com os economicamente e politicamente reprimidos em Angola estão a chamar a atenção dos usuários das redes sociais, e não só, em Angola.