1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Setenta anos se passam desde o início da violência contra os judeus na Europa.

9 de novembro de 2008

Actos de violência de um jovem de origem poláca contra um diplomata alemão em Paris foi a desculpa para o começo do genocídio dos judeus por parte do regime de Hitler na noite de 9 a 10 de Novembro de 1938.

https://p.dw.com/p/Fpbl
Hoje os judeus seguem a sua religião livremente na Alemanha.Foto: picture-alliance/dpa

O genocídio perpetrado contra os judeus - que começou no dia 9 de Novembro de 1938 com a chamada "Reichspogromnacht" - fez seis milhões de mortos na Europa. Apesar disso, essa comunidade não morreu, ela luta com toda a força para fazer vingar as suas raizes. Na Alemanha as comunidades judaicas estão cada vez mais consolidadas. Os seus membros consideram a sua religião como um apoio e guia de orientação nas suas vidas. Os judeus russos que se organizaram na Alemanha preferem este último a sua terra natal. Mas na memória estão ainda vivas lembranças dos dissabores que viveram pelo facto de serem judeus.

Hoje podem realizar as suas festas religiosas livremente e até tradutora bilingue que os ajuda também nas suas tarefas burocráticas tem! Esta tradutora acredita que apesar do esforço deste povo para redescobrir as suas origens vai levar ainda muito tempo para se chegar a meta. Mas todo um trabalho está a ser feito!