1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Rússia ataca infraestruturas na Ucrânia

ad | com agências
11 de abril de 2024

A Rússia lançou uma nova vaga de ataques em toda a Ucrânia. Várias centrais elétricas foram atingidas. Putin diz que foi resposta a ataques de Kiev contra alvos russos, no âmbito da "desmilitarização" da Ucrânia.

https://p.dw.com/p/4efYR
Novos ataques russos à Ucrânia
Foto: State Emergency Service of Ukraine via REUTERS

A Rússia lançou uma nova vaga de ataques em toda a Ucrânia, incluindo em Kiev, Zaporizhzhia, Odessa, Kharkiv e Lviv, informaram as autoridades ucranianas.

"Durante a noite [de ontem], a Rússia disparou mais de 40 mísseis e 40 drones contra a Ucrânia", informou o Presidente, Volodymyr Zelensky nas redes sociais.

"Alguns mísseis e drones 'Shahed' foram abatidos com sucesso. Infelizmente, apenas uma parte deles", acrescentou.

Ataque russo com mais intensidade

Os ataques destruíram completamente a central elétrica de Trypilska, nos arredores de Kiev, informou a agência noticiosa Interfax-Ucrânia. 

O ministro do Interior ucraniano, Igor Klymenko, disse que centenas de equipas de salvamento foram enviadas para todo o país após o "bombardeamento maciço".

"Durante várias horas, os militares russos atacaram cinco regiões da Ucrânia, atingindo infra-estruturas críticas", afirmou.

A empresa de energia DTEK informou que duas das suas centrais elétricas foram atingidas, enquanto as autoridades de Lviv disseram que uma instalação de distribuição de gás e uma subestação elétrica também tinham sido atacadas.

Ataque russo à central elétrica DTEK
Ataque russo à central elétrica DTEKFoto: Evgeniy Maloletka/AP/picture alliance

Zelensky apelou aos parceiros ocidentais da Ucrânia para que não "fechem os olhos" e forneçam mais sistemas de defesa aérea.

Putin: "Fomos obrigados a responder"

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que o país foi obrigado a lançar ataques contra instalações energéticas ucranianas em resposta a ataques de Kiev contra alvos russos.

"Infelizmente, observámos recentemente uma série de ataques às nossas instalações energéticas e fomos obrigados a responder", afirmou Putin.

O chefe de Estado afirmou ainda que os ataques fazem parte do objetivo da Rússia de "desmilitarização" da Ucrânia, uma vez que afetaram a indústria militar de Kiev.

NATO: 75º aniversário ofuscado pela guerra na Ucrânia