1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Refugiados no Malawi ganham foco do ACNUR em Moçambique

Lusa | cvt
13 de maio de 2017

Órgão das Nações Unidas em Moçambique anunciou, esta sexta-feira (12.05), novo representante no país. Hans Lunshof já tem viagem marcada para o Malawi, na próxima semana.

https://p.dw.com/p/2cvbC
Malawi Mwanza Flüchtlings Camp
Campo de refugiados no Malawi Foto: picture-alliance/dpa/E. Waga

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), tem um novo representante em Moçambique que vai dar prioridade ao retorno de refugiados no Malawi, anunciou a organização esta sexta-feira (12.05) – dia em que anunciou o nome de seu novo representante no país.

Hans Lunshof, holandês, de 61 anos - que transita de Angola onde ocupou o mesmo cargo durante os últimos quatro anos e meio - passa agora representar o órgão das Nações Unidas em Moçambique.

Entre as suas prioridades consta "a preparação do repatriamento de moçambicanos que se encontram refugiados no Malawi", segundo comunicado divulgado pelo ACNUR.

Hans Lunshof vai viajar durante a próxima semana com uma delegação moçambicana para Lilongwe, capital do Malawi.

A viagem servirá para "concluir as negociações para um acordo tripartido entre a Malawi, Moçambique e o ACNUR", acrescenta-se no documento.

O ACNUR anunciou em julho de 2016 que 83% dos moçambicanos que tinham fugido para o Malawi devido a confrontos militares no centro de Moçambique já tinham voltado ao seu país, restando 1.800 por regressar.

Hans Lunshof foi recebido pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, para entrega da carta de credenciais, na sexta-feira (12.05).

O representante do ACNUR passa a assumir funções no país de onde de sua esposa, Maria Luísa dos Santos, natural da Beira.

Moçambicanos no Malawi temem regresso a casa

Saltar a secção Mais sobre este tema