1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Recursos naturais - bênção ou pesadelo?

31 de julho de 2007

Parece estranho, mas são exactamente os países que têm os maiores recursos naturais como petróleo, gás ou diamantes que sofrem de pobreza extrema, corrupção e má governação.

https://p.dw.com/p/BMp2
Chuquicamata no Chile – uma das maiores minas de cobre do mundo. Tem uma superfície de aproximadamente 8.000.000 metros quadrados e uma profundidade de 900 m.Foto: DW/Luna Bolívar

São poucos os países que conseguiram diminuir os índices de pobreza através da exploração de matérias-primas. Em muitos casos o dinheiro da venda destas matérias-primas não chega à população. Em muitos casos a exploração dos recursos naturais é feita de uma forma insustentável, beneficiando apenas uma pequena elite e destruindo o meio ambiente.

Debswana Botswana
Produção de diamantes no Botsuana – o país investiu bem o dinheiro da venda das pedras preciosas e melhorou o nível médio de vida dos seus cidadãos.Foto: DW / Duckstein

A série da DW-RADIO “Recursos naturais - bênção ou pesadelo?” apresenta nove casos de países dependentes da exportação de recursos naturais. Os repórteres da DW viajaram a África, América do Sul, Ásia e Austrália para mostrar os maus e bons exemplos da utilização de matérias-primas.

Saltar a secção Artigos e reportagens

Artigos e reportagens