1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Reações e comentários dos ouvintes

28 de junho de 2012

Leiam o que os ouvintes escrevem sobre o Learning by Ear - Aprender de Ouvido. E deixem o seu comentário!

https://p.dw.com/p/EdhG
Gravação das radionovelas da DW no estúdio da Rádio Capital em MaputoFoto: DW / Johannes Beck

O programa Learning by Ear - Aprender de Ouvido tem episódios interessantes e de elevado conteúdo para a educação cívica dos cidadãos. Estes episódios deveriam ser obejcto de reflexão nas escolas, desde as primárias até às universidades. As embaixadas da República Federal da Alemanha poderiam fornecer gravações às escolas e organizar sessões destinadas a debater os temas, pois há inúmeros alunos cujas vivências têm muito a ver com os temas abordados no programa.

Carlos Nazaré Ribeiro, Maputo – Moçambique

A série do meio ambiente é muito importante para a humanidade, pois mostra a importância do meio ambiente para a vida na terra e ajuda na consciencialização das pessoas para que elas não maltratem a nossa fonte de vida: a Natureza.

Maria Jane Cléia dos Santos, Ipu/CE – Brasil

Eine Schauspielerin bei der Aufnahme von Radionovelas für die Bildungsreihe Learning by Ear
Produção do Learning by Ear em Amárico em Addis Ababa na EtiópiaFoto: Ludger Schadomsky


O programa Learning by Ear tem a ver com a minha vida porque estamos sempre a aprender algo, pois o mundo não para de evoluir. Muitas vezes os programas dão-me idéias sobre como ensinar outras pessoas coisas relacionadas com os temas das radionovelas. Aprendi muito, principalmente sobre a realidade dos povos africanos e o desenvolvimento daquelas regiões.

Cláudio Gerlach, Castro/PR – Brasil

De momento estou a acompanhar a radionovela “Computadores e Internet” em que o João e a Beatriz aprendem como fazer programar o computador. Este tema (internet) é muito importante porque hoje em dia a presença de computadores em todos os sectores da vida é essencial.

José Amaro dos Santos, Moreno/PE – Brasil

E o que você achou dos programas do "Learning by Ear - Aprender de Ouvido"? Envie os seus comentários através de um email para afriportug@dw.de ou por SMS para +49 17 58 19 82 73

Estamos à espera das suas reacções!

Produktion von Learning by Ear in Nairobi März 2009
Produção do Learning by Ear em Inglês em Nairobi no QuéniaFoto: DW

Quero dizer que as radionovelas do Learning by Ear foram uma grande iniciativa da Deutsche Welle. Gostaria de ver através da televisão! Fiquei bastante satisfeito e feliz com o exemplo dado no “Youtube”! Obrigado Deutsche Welle por existir e ser minha companheira.

Jorge Quiñones, Lima – Peru

É um programa que deixa os ouvintes cada vez mais actualizados em relação aos temas tratados em cada episódio. Portanto, só temos de elogiar o trabalho da equipa.

Aliu-Baldé, Bissau – Guiné Bissau

É o melhor programa da Deutsche Welle porque abordam temas de grande importância, tais como problemas ambientais e sociais.

Pansau N’bundé, Dakar – Senegal

Estou a gostar muito da nova radionovela sobre “Computadores e Internet”. É como se estivesse a aprender informática novamente. É bom saber que, apesar de tudo, nunca é demais aprender coisas novas. Continuem assim, pensando nos jovens africanos.

Diamantino Maria da Silva, Bissau – Guiné Bissau

A qualidade do programa e dos actores surpreenderam-me! Não é habitual nos dias de hoje ouvir-se radionovelas, mas o "Aprender de Ouvido" mostra que é um excelente formato para determinadas situações. Sugiro que criem uma série sobre a emigração em que informem acerca das oportunidades que podem surgir em países estrangeiros mas que também alertem sobre os perigos que podem surgir, como por exemplo, cair em redes de exploração ou prostituição.

Bruno Marado, Lisboa – Portugal

Sou professor e os assuntos sobre educação ajudam-me muito nas matérias que dou na escola. Só recentemente comprei um computador e as informações sobre internet são-me muito úteis.

José Moura dos Santos, São Paulo - Brasil


Minha série preferida do Learning by Ear é a do meio ambiente. Acho importante conscientizar as populações, de hoje e do futuro, quanto à preservação da fauna, da flora, dos rios e dos mares, das emissões de gases poluentes, assim como para a reciclagem de lixo. A série chega às crianças e com isso, forma novas maneiras de pensar sobre o mundo
.

Produktion Learning by Ear Englisch Nairobi März 2009
Produção do Learning by Ear em Inglês em Nairobi no QuéniaFoto: DW

Bruna Tavares Pereira dos Santos, Brasil (8 anos de idade)

Acredito que as séries do Learning by Ear destinadas aos adolescentes é de muita importância. Estas ajudam os jovens a abrir seus horizontes tanto no que se refere à carreira estudantil, profissional e ambiental bem como na vida diária. As séries dão oportunidade à classe feminina de cuidarem melhor de sua saúde prevenindo principalmente a SIDA, assunto debatido atualmente no mundo todo.

Adelino Zacarias, Tete – Moçambique

HIV/SIDA e saúde: ambas séries nos ajudam a evitar doenças e infecções contagiosas.

Demétrio Szurkalo, Monsenhor Paulo (Minas Gerais) – Brasil

A rádionovela "Um anjo em cada um de nós" é muito interessante pois aborda um tema atual, de extrema importância para todos nós, o HIV/SIDA. A forma objetiva e realista como são tratados os assuntos cria mais interesse e entusiasmo ao ouvir as séries. Aprendemos muito sobre a SIDA, doença que não é tratada no contexto familiar ou nas escolas. Nós sabemos que ainda persistem na nossa sociedade crenças e tabus. Talvez por isso, é que ainda há jovens que pensam que apanhar SIDA é um mero "azar" ou que por conta disso, temos que morrer. A falta de informação faz com que os jovens não tomem as devidas medidas de precaução sobejamente conhecidas. Alguns pensam que apanhar SIDA é o “fim de tudo” ou seja, que não há mais esperança de se ter uma vida feliz. E isto, faz com que muitos dos jovens rejeitem o teste de HIV/SIDA, propiciando deste modo, a propagação da doença. O Learning by Ear veio numa altura certa, para ajudar na mudança comportamental e das atitudes das pessoas. Pena que, nos jovens, a cultura de ouvir radio está a se perder, e com isso, prevejo - sem querer ser pessimista - que o alcance do programa, não será como era o desejado.

Delson Mugabe, Nampula – Moçambique

Meio Ambiente é um assunto muito falado em todo o mundo e por termos uma imensa floresta em meu país, falar em meio ambiente é falarmos de nossa sobrevivência.

Mara Lígia Soares Mascarenhas, Fortaleza (Ceará) – Brasil

Minha série preferida do Learning by Ear é HIV/SIDA. Ela não é somente importante para os jovens, mas procura levar conhecimento para todos sobre a prevenção deste flagelo causando assim mortes.

Mayker Quaresma, São Tomé - São Tomé e Príncipe

O Learning by Ear é um dos melhores programas da DW no qual estão sempre abordando temas de grande importância da atualidade, como problemas ambientais, sociais e acima de tudo, informando para educar.

Maurício Dignani, São Paulo – Brasil

A minha série preferida do Learning by Ear é o HIV/SIDA, porque é um assunto de extrema importância. Com a globalização, a informação tornou-se algo quase que vital. Mas mesmo assim, ainda existem pessoas que ignoram os modos de transmissão e de prevenção do HIV/SIDA. Esta série conseguiu passar a mensagem de que esta doença não é o flagelo dos drogados, das prostitutas ou dos homossexuais. A sociedade ainda pensa que só estes grupos é que tem a SIDA. O Learning by Ear tem informando às pessoas de que esta doença é normal como o cancro, diabete, hepatite, etc. Trata-se de uma doença que todo o mundo está sujeito independentemente da raça, cor, posição social, opção sexual e idade. A série também chama a atenção aos que usam o sexo em troca de bens materiais, aos que praticam sexo sem proteção e para falta de fidelidade entre casal. A série é louvável porque consegue sensibilizar as pessoas. Espero que continuem, porque infelizmente existem pessoas que apesar de serem letradas, defendem a inexistência do HIV/SIDA e afirmam que não conseguem fazer sexo com preservativo. São defensores da patética teoria de que banana com casca não é comestível. E como se não bastasse, às vezes, essas mesmas pessoas não são fiéis aos seus parceiros. Também gostaria de falar da má conduta de alguns soropositivos que mantém relações sexuais com pessoas inocentes, sem o uso de preservativo, contaminando-as por maldade e sem razão. Apelo aos tatuadores, barbeiros e demais, para que esterilizem sempre seus materiais. Mesmo parecendo que não, também na circuncisão devem ser considerados métodos de proteção contra a SIDA, evitando o uso de uma única lamina para mais de uma pessoa. Também as grávidas devem seguir os conselhos dos médicos.

Leonesa Ampa Cumelerbo, Bissau – Guiné-Bissau

A minha série preferida do Aprender de Ouvido é HIV/SIDA. É um tema preocupante e de difícil solução, especialmente em África Central. Os episódios estão muito bem ambientados, segundo a realidade africana, e com uma musica adequada. A série é didática para a juventude desprotegida e ao público em geral. A rádionovela é uma idéia excelente para alertar e prevenir todos. Meus parabéns.

Hugo Longhi, Rosário – Argentina

PRODUKTION Learning by Ear Afghanistan
Produção do Learning by Ear para o Afeganistão

A minha série preferida do Learning by Ear é a da globalização por ajudar-nos a compreender mais sobre as relações internacionais, como os países se influenciam mutuamente e como esse processo de globalização econômica, política, científica e cultural rege a vida das pessoas, principalmente nos territórios subdesenvolvidos ou emergentes.

José Gomes da Silva, Várzea da Roça (Bahia) - Brasil

Transmitir de maneira divertida e simples, mas levando ate nós a mensagem forte sobre HIV/SIDA.

Colares Mundoa Nicocora, Nampula – Moçambique.

O programa “Learning by Ear” é um programa extremamente educativo que visa promover a educação sobre o comportamento sexual e reprodutivo e a prevalência das doenças sexualmente transmissíveis, particularmente o HIV/SIDA, e o combate sobre o meio ambiente. Dou 100 por cento de voto a este belíssimo programa da Deutsche Welle.

Alfredo Domingos, Quelimane, Zambézia - Moçambique

É com grande interesse que acompanhei o "Aprender de Ouvido" da semana passada. Pois que o abuso sexual de adolescente é um grave problema aqui na minha província, o que faz com que muitas adolescentes engravidam e o resultado é abandonar os estudos muito cedo. E por vezes os protagonistas são mesmo membros da mesma família. Por isso esse vosso programa serve como material pedagógico para mim poder educar os que estão próximo de mim, quando o assunto é sexualidade. É ruim a angústia provocada pelo abuso sexual e o sentimento de culpa por parte da vítima.

Figueiredo Cassinda, Huambo - Angola

Fiquei muito contente com este primeiro episódio da radionovela sobre o meio ambiente. Explicaram coisas difíceis de forma tão simples. Isso nos ajuda a saber a importância do ambiente. Muito obrigado, quem sabe as pessoas vão começar a mudar de ideia sobre a natureza com esse ensinamento que recebemos da vossa rádio.

Diamantino Maria da Silva, Bissau - Guiné-Bissau

Gostei muito deste novo programa.

Aliu Baldé, Bissau - Guiné-Bissau

A minha série preferida do Learning by Ear é HIV/SIDA. Prefiro esta série porque ela é de fundamental importância para que a população africana aumente sua expectativa de vida e diminua o sofrimento das famílias, bem como contribua para a diminuição de novos casos de SIDA.

Ivandro da Cruz Neves, Martinópolis (SP) – Brasil

Fiquei feliz com a radionovela. É muito educativa. Todos nos temos o dever de preservar a natureza, o bem comum.

Edison Ferreira, Bissau - Guiné-Bissau

Prefiro as séries da globalização e do meio ambiente pois são de temas atuais e de interesse de todos.

Julia Rosa Bruno Madeira, Vila Isabel (Rio de Janeiro) – Brasil

Meio Ambiente é a minha série preferida. A série esclarece que o meio ambiente está a se degradar por causa dos gases que vão para a atmosfera (gases dos carros e das fabricas).

Afonso Jardim Gomes, Funchal – Portugal

Meio Ambiente é a minha série preferida. Muito bem apresentada e de grande valia.

Luis Rebelo - Portugal

Learning by Ear Produktion in Nairobi
Produção do Learning by Ear em Inglês no Quénia, na cidade de NairobiFoto: DW / Susanne Fuchs

Foi com muito gosto e interesse que tive a oportunidade de acompanhar um dos capítulos da série da novela do "Learning by Ear – Aprender de Ouvido". Achei muito importante o tema que abordaram na edição passada, que foi o meio ambiente. Pois, a questão da poluição causada pelos restos dos lixos que são atirados para o mar pela maioria da população. Tendo em conta que este é um dos problemas que muito afecta o continente africano, e o meu país São Tomé e Príncipe, não ficaria de fora. O problema do lixo tem-se agravado cada dia que se passa a contrário do que se acontece em alguns países da Europa e Ásia. Os restos dos lixos como plásticos, papeis de embalagens, latas de conservas, animais mortos, árvores abatidos por longos anos etc. são um conjunto de componentes que dia a dia são atirados, pelas águas do mar e dos rios no território de São Tomé e Príncipe, o que contribui para o aparecimento de várias doenças como a diarreia, o paludismo, a malária, a cólera etc. Espero que nas próximas edições abordem temas como estes no espaço "Aprender de Ouvido" da maneira a aconselhar e levar estas mensagens a todos os ouvintes da DW, e em especial do continente africano.

Adilson Castro, Budo-Budo - São Tomé e Príncipe

As Jovens é uma série muito boa. Ensina-nos os novos desafios como jovens e para o futuro.

Ana Mariza António Ribeiro, Maputo – Moçambique

Meio Ambiente é a minha série preferida. A serie é didática e ensina-nos muita coisa sobre o meio ambiente num mundo cada vez mais poluído.

José Francisco Pacheco, Ribeira Grande, Açores – Portugal

A série Saúde é bastante elucidativa e os conhecimentos sobre o tema são cada vez mais preciosos para uma apreciável longevidade.

Teófilo de Matos, São Jorge, Açores – Portugal

Por que o meio ambiente está relacionado com a sobrevivência humana e com a economia mundial. A mudança do clima interfere não só na produção de alimentos e sim na vida das pessoas. Aqui onde eu moro, nós passamos seis meses sem chuva e um calor de 35 graus Celsius. O rio Capivari que corta a cidade secou. Foram duas semanas e meia com falta de água. O rio só voltou a correr com a chuva. Eu senti na pela a mudança que ocorreu no meio ambiente. Por isso, sei que temos de preservar nosso planeta.

Atair Soares Coelho, Chapada do Norte (Minas Gerais) – Brasil

Um tema muito importante e imprescindível nos dias de hoje é o Meio Ambiente. Ele merece todo cuidado, atenção e carinho. A DW está de parabéns.

Henrique Jose Dantas Felinto, Natal (Rio Grande do Norte) – Brasil

Prefiro a série do Meio Ambiente pois diz respeito a todos, em todas as partes do mundo e às gerações futuras.

Manuel Coutinho Nogueira, Santos (São Paulo) – Brasil

A série do meio ambiente é muito oportuna. A nossa civilização parece suicidar-se lentamente pela incúria que tem tido pelo meio ambiente, cujas graves e gravíssimas conseqüências já são notórias por todo o planeta.

Maria Margarida Matos, São Jorges, Açores – Portugal

A questão ambiental da Terra constitui um grave problema, cujo impacto tem amplitude de âmbito planetário e atinge as gerações futuras. Vamos lutar por um Planeta Limpo.

Renata Clara Volkmer, São Paulo (São Paulo) – Brasil

Excelente o link "Aprender de Ouvido" voltado especialmente para o público africano!

Eliane Pinheiro - Brasil

Com a série Globalização consigo entrar pelo mundo afora, percebendo de tudo um pouco.

Dilermando Paulo Campos, Moatize, Tete – Moçambique

Escrevo esta carta para felicitar-vos pela nova rubrica “radionovela” difundida aos sábados. Esperei com muita ansiedade a estreia do programa, e devo dizer que valeu a pena e superou as minhas expectativas, pois o programa é simplesmente bonito. Digo isto porque: Primeiro, é didáctico, transmiti-nos conteúdos educativos de interesse de toda a sociedade tal como o meio ambiente. Espero que continuem a trazer mais temas dessa natureza e outros tais como a sida a economia a globalização, etc. Segundo, pela forma como ela desenrola, ou seja com uma linguagem acessível e de fácil compreensão a todas as faixas etárias. E o mais interessante ainda é a forma divertida com que os actores transmitem os conteúdos. Isto é muito bom, pois ajuda a mantermo-nos fixos aos auscultadores dos nossos receptores.
Delson Mugabe, Nampula - Moçambique

O assunto meio ambiente é de extrema importância na atualidade e no futuro. Precisamos cuidar da nossa terra para que nossos filhos possam viver bem nela no futuro.

Luiz Carlos Maia Dantas, Natal (Rio Grande do Norte) - Brasil

Encontro-me num dilema. Aprecio em geral todas as series do Learning by Ear e por isso não saberia dizer qual minha serie predileta.

Wandyr Manoel Correa, Rio de Janeiro (RJ) – Brasil

Aufnahmen für Learning by Ear
Produção do Learning by Ear em HauçáFoto: DW/Ahmed-Zainab Mohammed

Para mim, o melhor da série Learning by Ear foi aquela série que tratou do HIV/SIDA, pois na África há muita carência de informações sobre esta epidemia e como deve ser evitada. Os episódios mostraram claramente, em especial à população africana, os cuidados que devem ter com esta temível doença que até hoje não tem uma cura definida, sendo que, em decorrência dela milhões de pessoas têm morrido a cada ano.

Jailton C. Amaral, Santa Rita (Paraíba) - Brasil

Isto parece ser um programa fantástico. O vosso programa está a chegar ao coração e à mente dos estudantes trabalhosos. Continuem com este ensino criativo!

Catherine Snyder, New York State - USA

A série do meio Ambiente traz assuntos interessantes que servem para refletir como melhorar determinadas situações.

José Augusto Dalbern, Presidente Prudente (São Paulo) – Brasil

Sobre o "Learning by Ear", eu tive a oportunidade de acompanhar somente um pouco ainda, porém, o pouco tempo que usufrui do programa foi muito valioso.

Andrei Duarte de Moraes, Nova Friburgo, Rio de Janeiro - Brasil

Gostei muito da serie das radionovelas, e principalmente da última sobre o HIV-SIDA que fala da Ângela. Isso acontece também aqui na Guiné-Bissau. É que as mães sentem receio de falar do sexo com as meninaaaaaas, elas aprendem isso na rua com as colegas e são mal informadas. Uma das formas dee combater o SIDA é isso que vocês estão a fazer, "dar uma boa informação". Obrigado pelo vosso trabalho, isso não passa despercebido! Os governos devem introduzir nas escolas uma disciplina que fala só do sexo que eu chamaria "Sexologia". Como evitar a contaminação, como usar preservativos, como tratar os seropositivos, por aí fora.

Diamantino Maria da Silva, Bissau - Guiné-Bissau

Escutei no sábado o programa "Antena da Amizade" e gostei muito do novo tema do "Learning by Ear – Aprender de Ouvido" sobre como cuidar do meio ambiente. Uma necessidade para todos nós é a responsabilidade de cuidar da vida do nosso planeta.

Guido Marcelino, Aparecida/SP - Brasil

Quanto a nova serie de radionovelas do "Aprender de Ouvido", tenho a dizer que e muito pertinente pois tem se registado muita degradação ao meio ambiente. Assim sendo juventude educada, futuro garantido.

Figueiredo Cassinda, Huambo - Angola

A série Saúde é rica em idéias saudáveis, capazes de transmitir de uma forma amena e compreensível e possível, mais energia e vitalidade.

Raúl da Silveira Tavares, Évora – Portugal

Prefiro a Globalização. Gosto de ficar bem informado. A série tem uma excelente qualidade e é muito instrutiva. Parabéns.

Wanderson Neves Muniz, Brasília (Distrito Federal) - Brasil

Minha série preferida do Learning by Ear é sobre HIV/SIDA. Conhecemos este mal há quase 30 anos, e mesmo com o avanço na medicina, na cultura dos povos, a informação ainda está longe da ideal. Logo, o trabalho de programas o Learning by Ear, toca corações e mentes, e leva o progresso onde antes só havia o silêncio e a desinformação. Com educação e prevenção, poupando uma vida que seja, já terá valido a pena.

Sandra Mara Tavares e Santos, São Paulo – Brasil

O Meio Ambiente é o mais importante para o nosso planeta. Todas as crianças devem ser alertadas do perigo da poluição e do desmatamento e do efeito estufa.

Gilberto Carlos Pedron, São Leopoldo (Rio Grande do Sul) - Brasil

A minha série preferida do LbE é a Globalização porque ela é a melhor forma de unir pessoas tão diferentes por meio de uma comunhão onde todos são iguais, onde a língua se mistura com a vivência e onde cada um se sente cidadão do mundo.

Paulo Reis Mourão, Braga - Portugal

Minhas séries preferidas são as As Jovens e sobre HIV/SIDA. Numa sociedade como a nossa é difícil falar sobre SIDA ou sexo com os pais, por que são considerados temas tabus. Graças a rádionovela Learning by Ear, nós os jovens ficamos mais informados sobre temas que os pais, ou por vergonha ou por desconhecimento, nos ocultam. Eu também gosto da série sobre o meio ambiente. É um instrumento para conhecer as conseqüências das nossas ações ou omissões que, sem nos darmos conta,nossas ações afetam o meio ambiente. Os episódios dizem o que podemos fazer a este respeito. O cuidado do meio ambiente deve ser uma prioridade: brinda todo do que precisamos ouvir. Destruir o meio ambiente é como morrer um pouco com ele.

Jerônimo Zamora, San Juan Del Rio (Querétaro) – México

Learning by Ear Programme in Maputo
Gravação das radionovelas da DW no estúdio da Rádio Capital em MaputoFoto: DW / Johannes Beck

Minha série preferida do LbE é Saúde, pois esta é a coisa mais importante de nossas vidas.

Sérgio Kolesov, Kiev - Ucrânia

As minhas series preferidas do Learning by Ear são globalização, meio ambiente e saúde. Gosto dos temas pois os textos são muito bem elaborados e os artistas são muito simpáticos.

Cassio Adriano Caruzo, Amparo (SP) – Brasil

HIV/SIDA é a minha série preferida. Onde obtemos noções básicas sobre HIV/SIDA: a origem, onde sobrevive o vírus, como é feita a transmissão e como não, entre outras informações. O programa desempenha um papel preponderante.

Husta Mbuana, Lichinga, Niassa – Moçambique

Gosto da série do HIV/SIDA pois esta nos ensina como evitar a propagação da SIDA e nos da oportunidade para saber mais da evolução mortífera no mundo. Nós transmitimos a informação que ouvimos às outras pessoas, para que todos possam lutar contra a doença.

Mukamina Tuina Rogério, Oshikango – Namíbia

E o que você achou dos programas do "Learning by Ear - Aprender de Ouvido"? Envie os seus comentários através de um email para afriportug@dw-world.de ou um SMS para +49 17 58 19 82 73

Estamos à espera das suas reacções!