1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
ConflitosIsrael

Gaza: Qatar diz que cessar-fogo começa na sexta-feira

sq | Lusa | AFP
23 de novembro de 2023

Trégua em Gaza inicia esta sexta-feira, com Qatar a mediar a libertação de 50 reféns. Acordo entre Israel e Hamas busca estabilidade após semanas de conflito.

https://p.dw.com/p/4ZN51
Foto: Ismail Muhammad/UPI Photo via Newscom picture alliance

As tréguas em Gaza e a libertação de reféns terão início na sexta-feira de manhã, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar.

"A pausa começará às 7h00 [05h00 GMT] de sexta-feira... E o primeiro grupo de reféns civis será entregue aproximadamente às 16h00 (14h00 GMT) do mesmo dia", informou Majed Al-Ansari esta quinta-feira (23.11).

Inicialmente, seriam libertadas treze pessoas, todas mulheres e crianças das mesmas famílias, disse Ansari.

"Obviamente, todos os dias serão libertados alguns civis, tal como acordado, num total de 50 durante os quatro dias", acrescentou o porta-voz.

Conflito Israel-Hamas: Pausa humanitária em Gaza é "urgente"

Israel e o Hamas, em guerra desde 7 de outubro, tinham anunciado na quarta-feira um acordo que permitia a libertação de pelo menos 50 reféns e dezenas de prisioneiros palestinianos, durante uma trégua de quatro dias.

O acordo, facilitado pelo Qatar, o Egito e os Estados Unidos, deverá entrar em vigor por fases que podem ser prolongadas e alargadas. Tem igualmente por objetivo prestar ajuda aos 2,4 milhões de habitantes de Gaza.

O acordo surge na sequência de semanas de guerra na Faixa de Gaza, depois de os militantes do Hamas terem atravessado a fronteira militarizada de Gaza a 7 de outubro, num ataque sem precedentes. Segundo as autoridades israelitas, cerca de 1.200 pessoas, na sua maioria civis, foram mortas e cerca de 240 foram feitas reféns.

Desde então, os bombardeamentos israelitas e a invasão terrestre mataram mais de 14.000 pessoas, na sua maioria mulheres e crianças, segundo o Governo do Hamas na Faixa de Gaza.

Ocidente dividido sobre cessar-fogo na Faixa de Gaza