1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidente guineense convoca partidos e orgãos de soberania

Lusa | ar
19 de dezembro de 2016

O Presidente da Guiné-Bissau reúne-se na terça-feira (20.12) com os cinco partidos com representação parlamentar e os titulares dos órgãos de soberania na sequência da cimeira da CEDEAO.

https://p.dw.com/p/2UZ5F
Guinea-Bissau Jose Mario Vaz
José Mário Vaz, Presidente da República da Guiné-BissauFoto: Getty Images/AFP/S. Kambou

O Presidente José Mário Vaz convidou os líderes dos cinco partidos com assento no Parlamento da Guiné-Bissau (PAIGC, PRS, PCD, UM e PND) para uma reunião no palácio da Presidência devendo cada um deles fazer-se acompanhar de dois elementos da direção.

Areunião terá lugar à tarde e juntará na mesma sala as delegações das cinco formações partidárias e vem na "sequência da cimeira de líderes da CEDEAO (Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental) que teve lugar na cidade nigeriana de Abuja no último sábado (17.12)", lê-se no convite endereçado aos partidos.

Cumprir o Acordo de Conacri

Entre outras recomendações, a cimeira de lideres de países da Africa Ocidental, instou o Presidente guineense, José Mário Vaz, a cumprir e fazer cumprir o Acordo de Conacri, instrumento patrocinado pela CEDEAO e com o qual a organização acredita que poderá ajudar a Guiné-Bissau a sair da crise política que dura há mais de ano e meio.O Acordo de Conacri visa a formação de um governo cujo primeiro-primeiro seria uma figura de consenso e que tenha a confiança do Presidente guineense. No entanto, quatro das cinco formações políticas com assento parlamentar não reconheceram Umaro Sissoco Embaló, chefe do executivo proposto por José Mário Vaz.

Gambia Staatskrise ECOWAS Treffen  Ankunft Ellen Johnson
Ellen Johnson Sierlaf, chefe de Estado da Libéria e atual presidente em exercício da conferência de chefes de Estado da CEDEAOFoto: Reuters/A. Sotunde

Partidos guineenses saudaram a "clareza da CEDEAO" sobre crise política

Líderes de sete partidos guineenses saudaram a "clareza e a contundência" do comunicado da última reunião de chefes de Estado e de governos da Africa Ocidental em relação aos caminhos para se acabar com a crise política na Guiné-Bissau. 

Em comunicado divulgado em Bissau esta segunda-feira (19.12), líderes do PAIGC, PCD, PUN, PST, MP, UM e PND, elogiaram a forma como os chefes de Estado e de governos da Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) olham para questão da Guiné-Bissau e as soluções que preconizam para a saída da crise.
Diz o comunicado que as sete formações políticas "congratulam-se com a clareza e contundência dos pronunciamentos contidos no comunicado final" aprovado pela cimeira da CEDEAO que decorreu no último sábado na Nigéria.

Afrika Das Parlament vom Guinea Bissau
Parlamento da Guiné-BissauFoto: DW/B. Darame

Para os sete partidos políticos - quatro com representação parlamentar e três sem presença no Parlamento - a posição dos líderes da CEDEAO "é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada" pelo que, defendem, a classe política guineense devia inscrever a sua atuação à luz das recomendações da cimeira.

O grupo alerta, no entanto, para o que diz serem "elevados riscos" qualquer tentativa de deturpação, ou atraso na implementação das resoluções da cimeira de líderes da Africa Ocidental.

Guinea-Bissau Jose Mario Vaz
José Mário Vaz, Presidente da República da Guiné-BissauFoto: Getty Images/AFP/S. Kambou
Saltar a secção Mais sobre este tema