1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Presidentes do Governo e da RENAMO assinam acordo de paz

António Rocha / LUSA5 de setembro de 2014

O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza e Afonso Dhlakama, líder do maior partido da oposição, RENAMO, assinaram na manhã desta sexta-feira (05.08) o acordo de cessar-fogo.

https://p.dw.com/p/1D7d5
Foto: picture-alliance/dpa/Gobet/AFP/GettyImages

O acordo foi assinado na presença de dezenas de diplomatas e responsáveis governamentais na sede da Presidência moçambicana, em Maputo

A assinatura do acordo permitirá a participação de Afonso Dhlakama na campanha eleitoral já em curso para as eleições gerais (presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais) de 15 de outubro.

Trata-se de mais um passo para a normalização da situação política em Moçambique, posta em causa por meses de confrontos entre o braço armado da RENAMO e as Forças de Defesa e Segurança.

A crise político-militar, que provocou um número indeterminado de mortos e de feridos, foi desencadeada por divergências sobre a lei eleitoral e em torno do desarmamento do braço armado da RENAMO.

Inicialmente, o Governo e o maior partido de oposição desentenderam-se sobre a lei eleitoral, ao que se juntaram depois diferendos sobre o desarmamento da RENAMO e sua integração nas Forças de Defesa e Segurança. Outros contenciosos eram a observação do processo de in integração e das próximas eleições por observadores internacionais.