1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

São Tomé e Príncipe

Pinto da Costa em campanha para continuar na presidência de São Tomé e Príncipe

Manuel Pinto da Costa abriu a sua campanha eleitoral lançando um desafio à classe política são-tomense para o diálogo. O atual Presidente da República, de 78 anos, procura um segundo mandato nas eleições de 17 de junho.

"Enquanto existir pobreza e miséria haverá permanentemente discórdia entre nós e nunca teremos paz e tranquilidade suficientes, para em conjunto construirmos esse belo país", disse Manuel Pinto da Costa no domingo (03.07).

Para o comício de abertura da sua campanha eleitoral, o candidato escolheu a vila de Trindade, capital do distrito de Mé Zóchi, o segundo mais importante do arquipélago e onde tem residência oficial como chefe de Estado. Um festival que contou com a participação de cantores são-tomenses e angolanos.

Pinto da Costa agradeceu a presença das centenas de apoiantes, que, segundo explicou, lhe dão "força e ânimo para continuar a lutar para a melhoria de condições de vida" no país. Pediu ainda o voto de confiança dos eleitores para que possa mudar São Tomé e Príncipe.

Outra vez candidato

Manuel Pinto da Costa formou-se em economia na antiga Alemanha Oriental. Governou São Tomé e Príncipe durante 15 anos, entre 1975 e 1991, no então regime de partido único. Após ter deixado a presidência, recandidatou-se em 1996 e em 2001 foi derrotado pelo ex-Presidente Miguel Trovoada.

Ouvir o áudio 02:56

Pinto da Costa em campanha para continuar na presidência de São Tomé

Não desistiu e em 2011 conseguiu chegar novamente ao Palácio do Povo. Agora, concorre à sua própria sucessão nas presidenciais do próximo dia 17.

O candidato aponta a instabilidade como sendo um dos maiores entraves ao desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. Por isso, pede um voto de confiança aos seus apoiantes para mudar o rumo do país: "A partir do dia 17, vamos, em conjunto, fazer deste país um cantinho na terra onde dê gosto viver. E quero contar convosco".

Cinco na corrida

Além de Manuel Pinto da Costa, na corrida à presidência são-tomense estão outros quatros candidatos. A antiga primeira-ministra Maria das Neves, atual vice-presidente da Assembleia Nacional, concorre com apoio do seu partido, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), o maior partido da oposição.

Outro dos candidatos presidenciais é Evaristo de Carvalho, da Ação Democrática Independente (ADI), partido no poder em São Tomé e Príncipe. Na corrida estão também Manuel do Rosário, de 57 anos, professor de Biologia, e o economista Hélder Barros, que reside fora do país.

São chamados às urnas no próximo 17 de julho cerca de 111 mil eleitores.

Sao Tome und Principe, Unterstützer von Manuel Pinto da Costa

Apoiantes de Pinto da Costa no comício de abertura em Trindade, distrito de Mé Zóchi

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados