1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Parlamento moçambicano aprova acordo de paz

Leonel Matias (Maputo)8 de setembro de 2014

Deputados interromperam participação na campanha eleitoral para ir ao Parlamento votar. O acordo de cessação das hostilidades militares foi transformado em lei esta segunda-feira (08.09).

https://p.dw.com/p/1D8zs
Mosambiks Parlament
Foto: DW/L.Matias

O acordo de paz, rubricado na sexta-feira (05.09) pelo Presidente Armando Guebuza e pelo líder do maior partido da oposição, Afonso Dhlakama, foi aprovado numa sessão extraordinária no Parlamento convocada de urgência.

O acordo é constituído por quatro documentos consensualizados na mesa negocial entre o Governo moçambicano e o maior partido da oposição, nomeadamente a declaração de cessar-fogo, o memorando de entendimento, os mecanismos de garantias e os termos de referência da observação internacional.

O analista Calton Cadeado diz que a aprovação da nova lei visa dar um cunho jurídico ao acordo. Isto porque, segundo Cadeado, com o precedente aberto depois da assinatura do acordo de paz em 1992, tanto o Governo como a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) não querem assumir o risco de ficar simplesmente na dimensão dos consensos políticos.

"Amanhã, se, por alguma eventualidade, surgir algum conflito, eles terão a lei como instrumento e guia", afirma o analista. Por outro lado, "este acordo menciona a questão da interpretação nas garantias de implementação. No futuro, qualquer interpretação destes consensos terá de ser feita em comum acordo e estudada em comum."

Unterzeichnung Friedensabkommen in Mosambik Armando Guebuza und Afonso Dlakhama
Presidente moçambicano, Armando Guebuza (esq.), e líder da RENAMO, Afonso Dhlakama, abraçaram-se depois da assinatura do acordo de pazFoto: Jinty Jackson/AFP/Getty Images

"Momento histórico"

A chefe da bancada parlamentar da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Margarida Talapa, disse esta segunda-feira que, com a aprovação do acordo, o povo moçambicano "tem agora a oportunidade de prosseguir com mais confiança o seu projeto de edificação de uma nação forte e próspera onde cada um participa na produção da riqueza."

A líder da bancada parlamentar da RENAMO, Angelina Enoque, afirmou que os moçambicanos estão a testemunhar um momento histórico. "O país registou um dos momentos mais marcantes dos anais da sua história, mostrando que irmãos ora desavindos podem conviver e sentar-se à mesma mesa", disse.

Mas, segundo Lutero Simango, chefe da bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), é preciso fazer mais em prol da paz: "Não basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir e viver em paz. Daí o nosso apelo de manutenção desta paz com atos de convivência e reconciliação nacional."

"Paz vai perdurar"

Após o acordo de paz assinado em Roma entre o Governo e a RENAMO, em 1992, Moçambique viveu vinte anos de paz, interrompida em abril de 2013 com o início das hostilidades militares.

Agora, com este novo acordo, Calton Cadeado acredita que desta vez a paz vai perdurar no país.

[No title]

"A paz está assegurada pelas condições materiais, pelas condições psicológicas da sociedade, que já não vai tolerar a guerra. Principalmente se for outra vez uma guerra destas duas partes que se confrontaram agora", diz o analista. "Ninguém vai tolerar."

O acordo de paz pôs fim a cerca de um ano e meio de hostilidades militares que causaram um número indeterminado de mortos e feridos e danos materiais elevados para além de ter interrompido a atividade normal da vida económica e social em alguns pontos do país.

Saltar a secção Mais sobre este tema