1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

PALOP em festa com vitória de Portugal

ms / João Carlos / Lusa11 de julho de 2016

A conquista da seleção portuguesa de futebol no Euro2016 foi festejada efusivamente nos países africanos onde se fala português. Nas ruas de Bissau, Éder foi o nome que todos gritaram, depois do golo do jogador.

https://p.dw.com/p/1JMos
Festa da final no Terreiro do Paço, em LisboaFoto: picture-alliance/ZUMA Press/Z. Liyun

A seleção portuguesa de futebol venceu a anfitriã a França no domingo (10.07), por 1-0, na final do Euro2016, no Stade de France, em Saint-Denis nos arredores de Paris, e sagrou-se campeã da Europa de futebol pela primeira vez na sua história.

"Éder, és o nosso orgulho", foi uma das frases que mais se ouviu nas ruas de Bissau, depois de o jogador guineense naturalizado português ter marcado, já no prolongamento, o golo pelo 1:0 que fez de Portugal o novo Campeão Europeu de futebol.

Frankreich Euro 2016 Finale Eder
Éder, o novo orgulho da Guiné-BissauFoto: Getty Images/AFP/F. Fife

Na noite em que o luso-guineense Éder selou o triunfo da equipa das quinas, que a imprensa apelidou de "herói improvável", dezenas de carros encheram as ruas do centro da capital da Guiné-Bissau, com bandeiras portuguesas e buzinas ensurdecedoras.

Festa também na cidade da Praia, capital de Cabo Verde

Também em Cabo Verde, a vitória de Portugal foi festejada com muita alegria. Depois da entrega da taça, cabo-verdianos e portugueses saíram às ruas da cidade da Praia com bandeiras portuguesa, com buzinões e cânticos a animarem a capital do arquipélago.

A imprensa cabo-verdiana chamou a atenção para o facto de a seleção portuguesa contar com três jogadores descendentes do país africano:

[No title]

- o extremo atacante Nany, nascido em São Vicente

- o defesa Eliseu, cabo-verdiano de origem nascido nos Açores

- e o médio Renato Sanches, filhos de pais cabo-verdianos, nascido no município da Amadora

Festejos em São Tomé, Luanda e Maputo

Em São Tomé e Príncipe, muitos são-tomenses torceram e festejaram a vitória de Portugal no campeonato europeu de futebol. Com o jogo vibraram também os portugueses de férias que encheram as esplanadas da capital.

A festa repetiu-se na capital angolana. No Centro Cultural Português de Luanda, onde foi transmitida a final do jogo, portugueses e angolanos vibraram com a vitória de Portugal. "Nós, que estamos fora do nosso país, vivemos isto de uma forma diferente", diz Carlos Martins, emigrante português em Angola.

"Continue a dar-nos alegrias. Estamos sempre a torcer por Portugal", pedia também nas ruas de Luanda Rui Neto, estudante universitário angolano.

A noite em que Portugal venceu pela primeira vez um campeonato europeu de futebol também foi de comemoração em Maputo. Depois de encherem bares e restaurantes, os adeptos saíram às ruas da capital moçambicana com buzinas, vuvuzelas e algumas bandeiras portuguesas.

A festa continuou na Praça Robert Mugabe, local na baixa da capital moçambicana em homenagem ao líder do Zimbabué, onde se juntaram alguns adeptos e onde se ouvi: "Viva os PALOP! Viva a língua portuguesa!"

Frankreich UEFA Euro 2016 Finale Portugal ist Europameister
Portugal sagrou-se campeão da Europa de futebol pela primeira vezFoto: picture-alliance/dpa/F. Gambarini

Portugal em festa

De norte a sul de Portugal, portugueses e apoiantes de outras nacionalidades festejaram a vitória contra a seleção da França. Na capital, Lisboa, por todas as avenidas, praças, ruas e recantos a conquista da Taça europeia viveu-se com muita alegria até de madrugada.

Até ao final do prolongamento do jogo, a noite foi de muito sofrimento. Na Praça da Alameda, quando terminou o disputado jogo da final, os portugueses explodiram de alegria, já celebrada antes com o único golo marcado por Éder. A alguns adeptos ouvidos pela DW África quase que faltaram palavras para descrever o feito da seleção portuguesa.

A seleção de Fernando Santos chega esta segunda-feira (11.07) a Lisboa. A equipa será recebida pelo Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, na varanda do Jardim do Bruxo, no Palácio de Belém.

Euforia na chegada da seleção portuguesa a Lisboa

Saltar a secção Mais sobre este tema