1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ouvintes da DW preferem temas do meio ambiente

8 de agosto de 2012

O meio ambiente está em primeiro lugar da lista de preocupações dos ouvintes do programa Learning by Ear – Aprender de Ouvido. Saiba quais são as séries preferidas dos ouvintes da DW.

https://p.dw.com/p/15lyY
Ouvinte africana
Ouvinte africanaFoto: DW

A radionovela "Desflorestação em África – Se uma árvore cai..." foi a vencedora do concurso das séries preferidas da audiência da DW. Os usuários e ouvintes escolheram entre as 12 séries dos anos 2010 e 2011.

"Desflorestação em África – Se uma árvore cai..." é uma radionovela que pretende chamar a atenção para a importância da floresta no combate às alterações climáticas e como reservatório de água. E parece ter cumprido o objetivo proposto. À redação Português para África chegaram inúmeros comentários positivos de ouvintes que elegeram a série sobre desflorestação como a melhor do programa Learning by Ear.

Guerra civil como pano de fundo

Com uma guerra civil como pano de fundo, a história mostra como a perda de árvores e pastagens destruiu a vida rural e criou um conflito entre as duas comunidades agrícolas (fictícias) de Abanto e Banega. A viverem juntas como refugiadas no Campo Dovani, as pessoas procuram juntas soluções para o futuro e formas alternativas e sustentáveis de usar a floresta.

A série sobre a perda das florestas em África foi a favorita dos ouvintes da DW
A série sobre a perda das florestas em África foi a favorita dos ouvintes da DWFoto: LAIF

Pansau N’Bundé, da Guiné-Bissau, é um dos seguidores do programa e considera que a radionovela "está a contribuir positivamente para educar, no sentido de conservar as florestas". O mesmo pensa Reinaldo Tadeu Pires, do Brasil: "Creio que é uma ótima matéria de consciencialização a respeito do meio ambiente, que está causando forte impacto no mundo todo", afirma.

A vencedora "Desflorestação em África" foi seguida de perto pelas séries dedicadas aos temas "Analfabetismo" e "Drogas e Abuso de Substâncias", que alcançaram os segundos e terceiros lugares, respectivamente.

Segundo lugar: "Analfabetismo"

A radionovela "Analfabetismo – Uma jovem a completar os estudos" conquistou Lauro Trebien. "Nunca é tarde para aprender, dando incentivos aos ouvintes e mostrando a importância dos estudos", escreveu o ouvinte brasileiro. Já Maurício Nascimento da Silva, também do Brasil, acha que "a mulher também precisa de aprender a ler e a escrever para nunca mais ser vítima de doenças sexualmente transmissíveis, tampouco de gravidez na adolescência".

As séries do "Learning by Ear" são produzidas em África em seis línguas: amárico, francês, hauçá, inglês, português e suaíli
As séries do "Learning by Ear" são produzidas em África em seis línguas: amárico, francês, hauçá, inglês, português e suaíliFoto: DW

Adilson Castro de São Tomé e Príncipe votou igualmente a favor da radionovela sobre a alfabetização: "São muitos os jovens adolescentes que estão fora deste mundo por não adquirir os conhecimentos necessários perante o mundo que os rodeia".

"Drogas e Abuso de Substâncias" em terceiro lugar

"Prefiro esta série, porque há aumento crescente do consumo das drogas sobretudo pelos jovens por causa da falta de ocupação. Sendo assim, a constante discussão e abordagem de vias de reduzir este mal é imperativo", escreve o ouvinte moçambicano Dias Macassa sobre a radionovela "Drogas e Abuso de Substâncias".

Esta também foi a série preferida de Rafael Lemos. Juiz criminal no Brasil, confessa que a profissão dele faz com que esteja interessado "em saber mais acerca do (ab)uso de drogas em África".

E a associação de ouvintes da DW de São Tomé, o Clube dos Matabalas de Budo-Budo, comentou: "O abuso de substâncias tem aumentado em muitos países do mundo, onde os jovens se entregam totalmente às drogas, pondo em risco a sua própria vida e a dos seus próximos".

"Conflitos e Resoluções – O caminho dos nosso país" em quarto lugar

A série "Conflitos e Resoluções – O caminho dos nosso país" tem também vários adeptos entre a audiência. Sugerida pelos próprios ouvintes da DW, foca um tema atual. Apesar de a maioria dos africanos viver em países que se encontram em paz, algumas regiões ainda têm conflitos armados. Por isso, como diz Horácio Colacce, do Uruguai, "já que os conflitos em África são constantes, temos que estar informados e atualizados".

Também existem programas do "Learning by Ear" em urdu para o Paquistão e em pastó e dari para o Afeganistão
Também existem programas do "Learning by Ear" em urdu para o Paquistão e em pastó e dari para o AfeganistãoFoto: DW

E Mwenye Laisson Abdala de Moçambique gostou das vias de resolução de conflitos, que foram apresentadas no programa: "No mundo atual os pais e filhos estão em conflitos e há poucas soluções para o problema em Moçambique."

Quinto lugar para "Futebol em África – Muito mais do que um jogo"

A fechar a lista dos cinco mais escolhidos pelos participantes do concurso está o desporto rei. A série "Futebol em África – Muito mais do que um jogo" ganhou vários adeptos nos últimos dois anos. É o caso de Raúl Tavares, de Portugal, que considera que "devidamente orientada e disciplinada", a atividade ganhará "novos valores".

Os programas do "Learning by Ear" em português são gravados nos estúdios da Rádio Capital em Maputo
Os programas do "Learning by Ear" em português são gravados nos estúdios da Rádio Capital em MaputoFoto: DW / Johannes Beck

Já o brasileiro Paulo Zugaib elege este tema não só pelo facto de o futebol ser o seu "hobby", mas também "uma plataforma para um jovem chegar a uma posição sócio-económica mais elevada, elevando também os seus familiares".

Propostas para o futuro do "Learning by Ear – Aprender de Ouvido"

Os seguidores do programa consideram que o "Learning By Ear – Aprender de Ouvido" deve continuar a apostar em temas variados. Os conflitos internacionais, os temas políticos e económicos parecem dominar as sugestões.

Domingos Tavares, de Cabo Verde, gostaria de aprender mais sobre economia e finanças e sobre a relação dos jovens com a justiça. Outra idéia tem José Schwartz, da Guiné-Bissau: "Gostaria que o conflito armado fosse mais tratado nas vossas séries." Tribalismo e divisões étnicas, emigrantes africanos na Europa, paz e ajuda mútua para o desenvolvimento são outras das sugestões dos ouvintes da DW.

E, claro, como não poderia deixar de ser, o ambiente continua a marcar os gostos de quem ouve o programa educativo da DW. Reciclagem, o perigo dos sacos de plástico, preservação da água e desertificação em África... Não faltam ideias nas cartas enviadas à DW.

Os vencedores principais

São rádios de onda curta do tipo Grundig Yacht Boy 80, que os ouvintes da DW ganharam
São rádios de onda curta do tipo Grundig Yacht Boy 80, que os ouvintes da DW ganharam

Em jogo, neste sorteio de 2012 do "Learning by Ear" estavam rádios de onda curta e Ipods para os primeiros quatro vencedores.

Elizete Castro (São Tomé e Príncipe) e Vítor Domingo Bonacin (Brasil) ganharam cada um um rádio de ondas curtas da DW. Rafael Spessotto (Brasil) e João Portugal dos Reis (Cabo Verde) foram os contemplados com um Ipod.

Autora: Maria João Pinto
Edição: Johannes Beck