1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Orçamento Participativo potencia transparência nos municípios de Moçambique

Romeu da Silva (Maputo)4 de abril de 2014

Com este instrumento, as comunidades definem as ações prioritárias, como a reabilitação de vias de acesso, recolha de lixo ou gestão do meio ambiente. Em Maputo foi necessário estabelecer limites orçamentais.

https://p.dw.com/p/1BcHE
Mosambik Kommunalwahl
Foto: DW/E. Silvestre

Municípios de todo país procuram formas de harmonizar o Orçamento Participativo, visando facilitar o intercâmbio entre os gestores locais e as comunidades.

A ideia é envolver as comunidades no processo de tomada de decisão e definição das suas próprias prioridades locais. Pretende-se com o Orçamento Participativo que os munícipes sejam envolvidos ativamente no fortalecimento da democracia e boa governação.

Esta experiência já está em marcha em seis autarquias. Segundo o presidente da Associação dos Municípios de Moçambique, Dionísio Chereua, “a experiência mostra que o envolvimento direto da sociedade civil no processo de planificação e orçamentação resulta numa maior prestação de contas por parte dos governos locais aos seus cidadãos, melhor prestação de serviços, redução significativa da corrupção, aumento da transparência nas despesas municipais e acesso a informação”.

Orçamento Participativo com limites em Maputo

Maputo é um dos municípios onde está a ser implementado o Orçamento Participativo. David Simango, presidente municipal, observa melhorias com este novo instrumento mas também falhas, “nomeadamente a não definição de tipologias de projetos suscetíveis de serem financiados através do Orçamento Participativo e a não definição de recursos financeiros e humanos para a operacionalização do programa”.
David Simango cita um exemplo concreto: “às vezes, no bairro, escolhe-se um projeto que nem temos dinheiro para pagá-lo. Por exemplo, escolheu-se reabilitar uma estrada e, como não havia limites orçamentais, a população votou como algo prioritário. E depois quando chegou a altura de o fazer, o orçamento era superior ao orçamento disponível para todos os distritos”.

Por isso, o município reformulou a metodologia do Orçamento Participativo. A partir de agora cada bairro passa a receber cerca de 40 mil euros por ano.

“Chegamos à concluão de que a escolha sem se saber qual era o limite não funcionava. Decidimos que o bairro tem um limite de valor, pode ter 15 ou 20 projetos mas [as pessoas] sabem que têm de ser projetos exequíveis dentro do limite”, explica o presidente do município de Maputo.

Sociedade civil defende Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo é visto pelas organizações da sociedade civil como um ganho. Na opinião de Silvestre Baessa, da organização não-governamental Diálogo, este instrumento “maximiza o potencial dos cidadãos e dos outros grupos de interesse na identificação dos problemas e no estabelecimento de parcerias, usando soluções de curto, médio e longo prazo para os inúmeros problemas que afetam as nossas cidades”.
Deste modo, o Orçamento Participativo “aumenta a transparência, introduz a cultura de prestação de contas e reduz as suspeitas em relação aos governantes”, acrescenta Silvestre Baessa.

A ActionAid, outra organização não-governamental, constatou no terreno que, em geral, os municípios não têm a cultura da prestação de contas. Mas “se aumentamos o acesso à informação vai ser mais fácil para o cidadão tirar esse tipo de pensamento de que alguns membros do Governo são corruptos”, aponta Clemence Langa, membro daquela organização .

O Orçamento Participativo foi desenhado pela Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ) e está a ser implementado desde 2008 em alguns municípios de Moçambique.

[No title]

Maputo Mosambik Hauptstadt Panorama Stadt Stadtansicht
Em Maputo, o presidente do município estabeleceu o limite de 40 mil euros por ano a nível do Orçamento ParticipativoFoto: picture-alliance/dpa
Saltar a secção Mais sobre este tema