1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Oposição pede transparência nas eleições de 2018 no Zimbabué

Columbus Mavhunga (Harare)
23 de março de 2017

Os partidos da oposição organizaram, esta quarta-feira (23.03), uma manifestação na capital do Zimbabué para pedir que a Comissão Eleitoral do país seja substituída por organismos internacionais.

https://p.dw.com/p/2Zp6j
Simbabwe
Foto: DW/C. Mavhunga

Os partidos da oposição do Zimbabué saíram às ruas da capital Harare, esta quarta-feira (22.03), para pedir que a Comissão Eleitoral do país seja substituída por organismos internacionais, com o objetivo de garantir transparência nas eleições de 2018. Segundo os manifestantes, a Comissão Eleitoral do Zimbabué é dominada por membros do Governo e pela União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (ZANU-PF), partido do Presidente Robert Mugabe.

Manifestação negada

Simbabwe
Foto: DW/C. Mavhunga

Durante os protestos, os manifestantes provocaram a polícia enquanto caminhavam em direção à sede da Comissão Eleitoral. Os agentes de segurança já lhes haviam negado o direito de realizar a manifestação.

Presente no protesto esteve Douglas Mwonzora, secretário-geral do Movimento para a Mudança Democrática, principal partido da oposição. Aos jornalistas, e após apresentar uma petição nacional à Comissão Eleitoral – a que chama ZEC – o responsável afirmou que o objetivo da manifestação é que "a ZEC seja dissolvida e substituída por um órgão de gestão eleitoral da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, da União Africana ou da ONU".

Anteriormente, o ex-primeiro-ministro Morgan Tsvangirai já havia dito que não queria que as próximas eleições do Zimbabué fossem disputadas como aconteceu no passado.

Todos pareciam estar no caminho certo até a presidente da Comissão Eleitoral, Rita Makarau, se reportar aos partidos de oposição do Zimbabué. A sua declaração surge no seguimento da publicação de um artigo na imprensa que criticava a Comissão Eleitoral por ter permitido ao governo do presidente Robert Mugabe comprar equipamentos de Registo Biométrico de Eleitores para as eleições de 2018 no Zimbabué.

23.03.17 - Protestos contra comissão eleitoral no Zimbabué - MP3-Mono

"Aceitamos a crítica justa, sim. A crítica equilibrada e justa sempre a receberemos. Abuso... dizemos não a todos: partidos políticos ou qualquer parte interessada. E porque estamos a começar a sentir que as nossas decisões foram mal compreendidas, acreditamos que é hora da Comissão Eleitoral se reunir novamente e ver como nos podemos envolver com os demais interessados", afirmou Rita Makarau.

A oposição acredita que isto poderia dar ao partido de Mugabe uma oportunidade de influenciar listas eleitorais a seu favor, e que a medida compromete a independência da Comissão Eleitoral.

Após a manifestação desta quarta-feira, a oposição deve esperar uma resposta da Comissão Eleitoral do Zimbabué. Em 2002, a União Europeia impôs sanções a Mugabe e aos membros do seu partido ZANU-PF, acusando-os de fraudes eleitorais.