1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

OMS anula nomeação de Mugabe como embaixador

EFE | Lusa
22 de outubro de 2017

Após críticas da comunidade internacional, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde reverte decisão de nomear Robert Mugabe como embaixador da boa vontade. Governo do Zimbabué pede que OMS reconsidere parecer.

https://p.dw.com/p/2mJrL
Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova YorkFoto: picture-alliance/Photoshot/L.Rui

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou este domingo (22.10) que decidiu anular a nomeação do Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, como embaixador da boa vontade da organização, após várias críticas a esta escolha.

"Ouvi cuidadosamente todos os que expressaram preocupação e as distintas questões que foram manifestadas", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa declaração escrita. "Nos últimos dias, refleti sobre a nomeação. Como tal decidi revogar a nomeação", acrescentou o antifgo ministro da Saúde da Etiópia.

A nomeação de Mugabe como embaixador da boa vontade da OMS, anunciada esta semana no Uruguai, suscitou a indignação de ativistas que consideram que o sistema de saúde do Zimbabué entrou em colapso durante o regime autoritário de Mugabe, que está no poder desde 1980.

A justificativa para a escolha foram os esforços feitos por Mugabe na luta contra o tabaco e doenças não transmissíveis. O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, antiga potência colonial no Zimbabué, expressou preocupação ao diretor-geral da OMS expressando que a nomeação de Mugabe é "surpreendente e decepcionante, em particular à luz das sanções dos Estados Unidos e da União Europeia contra ele", informou um porta-voz.

No Zimbabué, a maior parte dos hospitais tem falta de medicamentos e equipamentos, e enfermeiros e médicos ficam muitas vezes sem salários. Iain Levine, um dos diretores da organização não-governamental Human Rights Watch, apontou a escolha como "embaraçosa" para a OMS e para o diretor-geral daquela organização.

Governo do Zimbabué defende nomeação

Este domingo, o Governo do Zimbábue pediu a Tedros Adhanom Ghebreyesus para defender a nomeação de Robert Mugabe como embaixador da boa vontade. O ministro de Educação Superior do Zimbabué, Jonathan Moyo, disse que a OMS perderá o respeito se reverter a decisão. A decisão de anular a designação de Mugabe, no entanto, já foi tomada.

Schweiz WHO-Generaldirektor Tedros Adhanom Ghebreyesus in der UNO
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS: "Nos últimos dias, refleti sobre a nomeação. Como tal decidi revogar a nomeação"Foto: picture-alliance/AP Photo/S. Di Nolfi

"Se ele não foi parte de uma trama de esquerda e se sua decisão foi profissional e com boa vontade, ele deve se ater a ela", escreveu Jonathan Moyo noTwitter. O ministro é um aliado próximo do presidente do Zimbábue.

A escolha de Robert Mugabe foi anunciada na Conferência Mundial sobre Doenças Não Transmissíveis, realizada no Uruguai, e gerou muitas críticas da comunidade internacional.

O principal grupo de oposição do país, o Movimento pela Mudança Democrática (MDC), classificou a nomeação como "impactante". "Seu regime destruiu o sistema de saúde pública do Zimbábue", afirmou o porta-voz do MDC, Obert Gutu.

O país sofre atualmente uma grave crise econômica. Os preços dos produtos farmacêuticos subiram quase 70% devido à escassez crónica de dólares para importação.

Robert Mugabe sofre sanções da ONU devido a abusos contra os direitos humanos em seu governo. Aos 93 anos, ele é atualmente o chefe de Estado mais velho do mundo e se encontra no poder desde a independência do país em 1980. O Presidente do Zimbabué viaja regularmente a Cingapura para passar por exames médicos.