1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Quem Somos

O que é a DW África?

A DW é a emissora internacional da Alemanha. Os programas de rádio em português da DW dirigem-se aos países africanos de língua portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

default

Estúdio de emissão SK2 da DW em Bona, Alemanha

O que significa DW?

DW significa "Deutsche Welle" o que pode ser traduzido literalmente por "Onda Alemã" ou – numa tradução mais livre – "Voz da Alemanha".

Qual é o objetivo da DW África?

O nosso objetivo é informar sobre o que se passa no Mundo. Damos destaque a valores como a democracia, o respeito pelos direitos humanos, o estado de direito, a liberdade de imprensa e a preservação do meio-ambiente.

Quem financia a Deutsche Welle?

O orçamento da DW é pago pelo Governo Federal da Alemanha. Mesmo assim, a DW goza de liberdade nas suas decisões editoriais. Ela é uma emissora de direito público. A DW transmite programas de televisão, rádio e online em 30 línguas para todo o mundo fora da Alemanha.

Quando são emitidos os programas de rádio para África?

Estão à sua disposição dois programas diários de 20 minutos cada, que começam às 05h30 e 19h30 TUC (Tempo Universal Coordenado). Isto corresponde às 04h30 e 18h30 tempo local em Cabo Verde, às 05h30 e 19h30 na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe, às 06h30 e 20h30 em Angola e às 07h30 e 21h30 em Moçambique. Os programas são emitidos de segunda a sexta-feira (sem emissões aos sábados e domingos).

Como posso ouvir as emissões de rádio da DW África?

Existem várias vias para ouvir os nossos programas:

  1. Através das rádios parceiras da DW África ou diretamente através de satélite
  2. Através do Live Stream (ao vivo durante a emissão) na internet
  3. Através de Podcasting
  4. Através da Mediateca

Quais são os conteúdos das emissões de rádio?

O programa começa com as principais notícias no "Noticiário". Logo a seguir, o "Jornal" informa sobre os acontecimentos internacionais mais importantes de política, economia, desporto e cultura.

Noticiário
A equipa internacional da redação Português para África resume, num compacto de cinco minutos, tudo o que é importante saber. Quer sejam eleições ou golpes de Estado, o "boom" das bolsas de valores ou a crise financeira, no noticiário os ouvintes ficam a par do que move o mundo.

Jornal
De segunda a sexta-feira, o Jornal apresenta informação mais detalhada sobre os temas do dia. Informa sobre desenvolvimentos importantes em África, na Europa e em todo o mundo. A rede de correspondentes da DW em português assegura uma cobertura internacional dos temas em destaque – da Alemanha a Portugal, de Cabo Verde a Moçambique e dos Estados Unidos da América ao Brasil. A DW garante uma comunicação independente sobre as questões que afetam o continente africano. Direitos humanos, democracia e meio ambiente são temas que também fazem parte das emissões.

Espaço do Ouvinte
A comunicação é uma via com dois sentidos. Todos os dias, no programa da DW, os ouvintes têm algo a dizer. O público responde à pergunta do dia de cada jornal através de SMS (+49-175-8198273), por e-mail ou no Facebook. Estamos à espera das suas opiniões!

Learning by Ear – Aprender de Ouvido

Learning by Ear - Aprender de Ouvido

A versão em português do popular programa Learning by Ear aborda temas educativos de forma atrativa. Nas radionovelas, escritas por autores africanos, a DW transmite conhecimentos básicos sobre os desafios do mundo, desde política, economia e sociedade, passando pelos cuidados de saúde e pela sexualidade. Todas as séries estão disponíveis na página do Learning by Ear - Aprender de Ouvido.

Há programas televisivos da DW em português?

Sim, a DW África produz vídeos. Eles fazem parte da série "Africa on the Move", que pretende mostrar como os africanos mudam o seu próprio continente para o melhor através de iniciativas, inovações e ideias criativas. Para ver os vídeos desta série consulte a Mediateca.

A DW Brasil também produz dois magazines semanais em português para um público brasileiro: o programa de cultura Camarote.21 e o programa de ciência e tecnologia Futurando. Estes dois programas também são retransmitidos em alguns países africanos.

Leia mais

Downloads