1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Número de minas ativas em Angola preocupa autoridades

9 de agosto de 2011

Operações de desminagem em Angola reduziram acidentes no país, mas os números ainda são preocupantes. Os dados foram divulgados no III Encontro Nacional de Desminagem, realizado em Luanda.

https://p.dw.com/p/Rekn
Guerra civil em Angola acabou minando grande parte do território do paísFoto: dpa
O relatório da Comissão Executiva de Desminagem aponta que no período entre 2008 e 2011 foram desativadas e destruídas 247.320 minas anti-pessoal, 5.355 minas anti-tanque, 407.166 engenhos explosivos não detonados. Uma área de quase 809 milhões de metros quadrados foi vasculhada.

Apesar dos resultados, o coordenador da Comissão Executiva de Desminagem e também ministro da Assistência e Reinserção Social de Angola, João Baptista Kussumua, revela que, no mesmo período, 25 pessoas foram mortas e outras 44 ficaram feridas em acidentes com minas.

Karte Angola Deutsch Englisch
Desminagem: 809 milhões de metros quadrados foram vasculhados em Angola em busca de minas

Para o ministro, "apesar de todos os esforços e desempenho dos operadores, a situação permanece preocupante". Kussumua defende que as atividades de desminagem devem ser estendidas às zonas de grande concentração de minas, a exemplo dos territórios das províncias do Bié, Cunene, Cuando Cubango e Moxico.

Números assustam

De acordo com a pesquisadora Megan Burke, da ONG canadense Landmine and Cluster Munition Monitor, que atua há anos no monitoramento e campanhas para eliminar as minas e explosivos remanescentes de guerra, acontece pelo menos um acidente por semana no país.

“Angola é um país grande com pobre sistema de comunicação e pobres estradas, então provavelmente há um número significativo de acidentes que acontecem e que ninguém fica sabendo, porque simplesmente não são relatados”, afirma Burke.

Minen in Bosnien sind immer noch keine Seltenheit
Aparelho que detecta a existência de minasFoto: DW

Os acidentes, segundo a representante da ONG, são freqüentes quando as pessoas vão buscar água e coletar lenha em campos minados: “Elas pisam em uma mina e podem ser mortas ou podem ficar permanentemente aleijadas, geralmente amputadas. O problema ainda é muito sério e ainda há muito trabalho para ser feito”, reforça.

Crianças são vítimas

As crianças são vítimas constantes dos acidentes em campos minados. Burke revela que metade dos acidentes confirmamos em 2010 envolveram crianças angolanas e “metade das crianças eram meninos e a outra, meninas", destaca.

Entschärfung von Minen in Kolumbien
Soldado manuseia minas. Explosivo é motivo de preocupação em diversos territórios pacificadosFoto: picture-alliance / dpa

Muitas vezes as crianças vão para lugares mais distantes para brincar e pisam em um local em que ocorre a explosão no chão. Outro problema é com restos de explosivos da guerra. As crianças encontram e não sabem o que são e brincam com eles, que acabam explodindo”, explica a pesquisadora.

Autora: Daniela Tanotti

Edição: Marcio Pessôa / Antonio Rocha