1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

Novo Presidente da Nigéria alvo de grandes expectativas

O novo Chefe de Estado da Nigéria, Muhammadu Buhari, é particularmente popular em Daura, a cidade no norte da Nigéria onde nasceu. Mas tal como no resto do país, também aqui se espera muito da nova presidência.

Um conjunto de cinco músicos tradicionais no mercado de Daura agradece os aplausos e o dinheiro que os transeuntes lhes oferecem pelos seus esforços. Costumam tocar nos mercados as localidades do estado federado de Katsina, no norte do país. Mas esta cidade é especial, diz o músico Abdulkarimu Abamu: "Deixa-nos felizes estar em Daura e celebrar o novo Presidente, general Buhari".

Daura é uma pequena cidade tranquila. Para além do mercado há algumas escolas, bancos e bombas de gasolina. A maioria da população trabalha na agricultura. Muhammadu Buhari, de 72 anos, que toma posse no dia 29 de Maio, tenta passar aqui o máximo de tempo possível. O que tornou o futuro Presidente muito popular na localidade

A casa amarela onde nasceu situa-se na parte antiga. O seu melhor amigo, Lawal Aliyi, continua a viver na casa vizinha: “Nem sei dizer ao certo quando nos conhecemos. Somos vizinhos. Na altura toda a gente se conhecia. Ele é mais velho do que eu, mas crescemos juntos, brincávamos os dois. Só nos separaram quando ele foi para a escola antes de mim”.

Um passado pouco recomendável

Geburtshaus von Muhammadu Buhari

A casa em Daura onde nasceu Muhammadu Buhari

Os dois nunca perderam o contacto. Agora, Aliyi orgulha-se do seu melhor amigo ter ganhado as eleições democráticas para a presidência. Ao contrário do que aconteceu em 1984, quando Buhari liderou um golpe militar contra o presidente democraticamente eleito, e presidiu ao país durante dois anos. A comunidade internacional não se esqueceu da mão-de-ferro com a qual governou, nem das violações dos direitos humanos cometidas pelo seu regime.

São acusações que aborrecem Munir Yakubu, um companheiro político de longa data e vice governador de Katsina. Apesar de admitir que, na altura, as manifestações e as greves foram proibidas e muitos opositores foram presos: “Sim, claro. Mais depois houve processos. Os detidos puderam recorrer a advogados. Mas tal como hoje, também na altura a corrupção estava em todo o lado. Foi necessário tomar medidas”.

A guerra contra a corrupção

Os nigerianos não esqueceram a forma decidida com a qual Buhari combateu a corrupção. E toda a gente em Daura acredita que, 30 anos mais tarde, o novo Presidente volte a fazê-lo com sucesso. Ele próprio é incorruptível, dizem.

Wahlplakate in Daura

Em Daura, semanas depois das eleições presidenciais, as imagens de Muhammadu Buhari continuam expostas

Buhari e a sua família vivem modestamente. Não há quem não conheça a sua casa na periferia da cidade, rodeada por um grande jardim. Trata-se de um edifício simples, que contrasta com os palacetes que muitos políticos e homens de negócio nigerianos constroem em Abuja ou Lagos. Foi algo que contribuiu para a sua vitória eleitoral, acredita Munir Yakubu: “O general foi sempre o que é ainda hoje: uma pessoa calma, frontal e honesta. O que diz vem do coração. Veste-se como um homem comum e fala de maneira a que todos o percebam. Por isso é tão popular”.

“Um de nós”

Após a eleição, Buhari apressou-se a advertir que Daura não será contemplada com investimentos extraordinários. E o novo Presidente exige também dos membros da sua família que não sucumbam à corrupção. De qualquer modo, ninguém na sua cidade natal conta com grandes prendas. Muitas pessoas desejam apenas uma melhoria do fornecimento de eletricidade e água potável. A maioria dos habitantes ainda tem que ir buscar a água a poços.

Ouvir o áudio 03:06

Novo Presidente da Nigéria alvo de grandes expectativas

No mercado de Daura, o pequeno agricultor Usman Kango tem outro pedido: “Queremos uma transformação da agricultura tradicional. Queremos um desenvolvimento que inclua máquinas, para podermos aumentar a produção”. Usman Kango acredita firmemente que Buhari vai tornar isto possível. Afinal, o novo Presidente é um “de nós” e conhece os problemas.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados