1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Supremo Tribunal deve avaliar nomeação de Baciro Dja

Fátima Tchumá (Bissau) 25 de agosto de 2015

Deputados guineenses decidiram, numa sessão extraordinária da ANP, solicitar ao Supremo Tribunal de Justiça que avalie a constitucionalidade da nomeação do novo primeiro-ministro, Baciro Dja.

https://p.dw.com/p/1GLLY
Sessão extraordinária da ANP em Bissau (24.08)Foto: DW/T. Camará

“O Presidente da República deve demitir o primeiro-ministro e remeter o poder ao PAIGC, para este indigitar o novo chefe do executivo”, diz uma das recomendações constantes da resolução votada na noite de segunda-feira (24.08) pelos parlamentares guineenses numa sessão extraordinária da Assembleia Nacional Popular (ANP) e depois de longas horas de debate.

Dos 79 deputados presentes na sessão, 77 votaram a favor da resolução com algumas emendas, propondo a indigitação de um primeiro-ministro pelo PAIGC.

Nesta votação, registaram-se 4 abstenções, sendo três do Partido da Renovação Social (PRS) a segunda maior força no parlamento e uma do partido Nova Democracia (PND). Não se registou qualquer voto contra.

Reações dos partidos

No final da sessão, o líder da bancada do PAIGC, Califa Seidi, disse que a votação da resolução demonstrou a preocupação dos deputados face à nomeação que “poderá ser inconstitucional” do novo chefe do executivo.Entretanto, continua-se a falar muito em Bissau do desentendimento entre os órgãos de soberania, algo que poderá “complicar as relações com os parceiros para o desenvolvimento” diz o líder da bancada do PRS, Certório Biote, fazendo referência aos parceiros internacionais. “Devemos contribuir para que haja uma resolução favorável para o bem-estar do país” declara Biote, apontando o diálogo como a única solução.

Guinea-Bissau Assembleia Nacional Popular Parlament
Assembleia Nacional Popular da Guiné-BissauFoto: Getty Images/AFP/A. Balde

João Baticã Ferreira, deputado da União para a Mudança (MD), que votou a favor da resolução, disse que o seu partido não pactua com violações da regra democrática. Elas estão a ser “adulteradas” e é preciso “lançarmos a luta política para repormos a verdade constitucional” destacou João Ferreira à DW África no fim da sessão parlamentar extraordinária.

Também Cipriano Cassamá, Presidente da ANP, assegurou que a única via para a paz e a estabilidade é o entendimento entre os guineenses que “devem ser capazes de criar a unidade nacional”.

Comisão de inquérito para averiguar desvios de fundos
Na sessão extraordinária da ANP, foi criada uma comissão de inquérito, para averiguar as denúncias do crime de peculato e de desvios de fundos, proferidas pelo Presidente da República, José Mário Vaz no seu discurso, quando demitiu o governo de Domingos Simões Pereira.

Esta comissão, terá 30 dias para apresentar as conclusões do inquérito parlamentar sobre essas denúncias.

O PAIGC reuniu-se com o PRS logo após a sessão extraordinária para analisarem a resolução deliberada na Assembleia Nacional Popular.

Guinea-Bissau Ministerpräsident Baciro Dja
Primeiro-ministro indigitado Baciro DjaFoto: picture-alliance/dpa/L. Fonseca

Isto aconteceu, numa altura em que o novo primeiro-ministro Baciro Dja, prossegue com as consultas para a formação do seu governo enquanto o PAIGC, o partido vencedor das últimas eleições legislativas e algumas forças políticas do demitido governo de inclusão, ponderam a impugnação no Tribunal Supremo de Justiça do decreto presidencial que nomeou o novo primeiro-ministro.

Enquanto isso, a Sociedade Civil prometeu apresentar, ainda hoje (25.08), no Parlamento uma petição contra o Decreto Presidencial.

Presidente Mário Vaz desloca-se a Nova Iorque

Por outro lado, o Presidente da República esteve reunido com o representante da ONU na Guiné-Bissau, Miguel Trovoada, a quem informou da sua deslocação a Nova Iorque acompanhado do Diretor Nacional do Banco dos Estados da África Ocidental.

A situação da Guiné-Bissau faz parte da agenda de trabalhos da próxima reunião do Conselho de Segurança da ONU, marcada para o dia 28 de agosto em Nova Iorque.

[No title]

Saltar a secção Mais sobre este tema