1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Nampula já vota para as autárquicas intercalares

Lusa | Sitoi Lutxeque (Nampula)
24 de janeiro de 2018

Apesar de alguns atrasos na abertura, a generalidade das assembleias de voto para as eleições intercalares de Nampula, norte de Moçambique, iniciou sem incidentes. Cerca de 300 mil eleitores escolhem sucessor de Amurane.

https://p.dw.com/p/2rPbX
Assembleia de voto no pavilhão desportivo do Clube Ferroviário de NampulaFoto: DW/S. Lutxeque

Sete horas da manhã desta quarta-feira (24.01.) era o horário previsto para a abertura das 54 assembleias de voto, mas algumas só começaram a funcionar uma ou duas horas mais tarde. Os atrasos registaram-se nos postos de votação instalados nas escolas de Muthita, 12 de Outubro, Mpuecha, Namicopo e Nahene, entre outros.

A assembleia instalada na Escola Primária Completa de Napipine também não abriu à hora prevista por falta de pessoal do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), de acordo com a Televisão de Moçambique (TVM).

Segundo o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) na província de Nampula, Alberto Luís, a chuva que caiu durante a noitepassada pode ter atrapalhado o trabalho de algumas equipas, além de dificultar o acesso a algumas assembleias de voto.

A plataforma de observadores eleitorais que acompanha o processo denunciou algumas irregularidades na abertura das urnas, como falta de material de votação. Segundo a organização, 57% das assembleias de voto abriram a tempo e as restantes registaram alguns atrasos.

Mosambik Wahlen in Nampula
Eleitores de Nampula acordaram cedo para votarFoto: DW/S. Lutxeque

Lugar marcado para votar

A mobilização começou cedo em Nampula: os munícipes começaram a marcar lugar nas filas para as assembleias de voto duas horas e meia antes da abertura das urnas.

As urnas estão abertas até às 18:00, com 296.590 eleitores inscritos e cinco candidatos nos boletins de votos.

 Aos três partidos com assento parlamentar, Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), juntam-se o movimento AMUSI e o Partido Humanista para tentar suceder a Mahamudo Amurane, presidente do município assassinado a 4 de outubro de 2017.

(em actualização)