1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Cabo Verde

Mundial 2018: Cabo Verde com poucas hipóteses de qualificação

Os cabo-verdianos não dependem de si próprios, estando dependentes de uma improvável conjugação de resultados nas duas restantes partidas do grupo D africano.

Fußball Nationalmannschaft Kapverden (DW/Daniel Almeida)

"Tubarões Azuis" (08.10.2010)

São remotas, embora ainda existam, as possibilidades de apuramento da seleção nacional de Cabo Verde para a fase final do Campeonato do Mundo de futebol, a realizar na Rússia, em 2018.

Faltando apenas disputar três encontros relativos ao grupo D da fase de qualificação africana, Cabo Verde – que segue na terceira posição do grupo, com 6 pontos – terá de vencer na deslocação ao Burkina Faso (14.11.), e aguardar que, nos dois encontros entre a África do Sul e o Senegal, os sul-africanos vençam uma das partidas e, na outra, se registe um empate.

Ainda mais: os “tubarões azuis” teriam de golear a seleção burkinabe, e os “bafana bafana” deveriam fazer o mesmo no confronto que vencerem ante os senegaleses.

Demasiadas contas, portanto, para que a seleção orientada por Lúcio Antunes se pudesse estrear na fase final da maior competição mundial de futebol.

Egito e Nigéria já qualificados; Tunísia "à porta"

Fußball WM 2014 Argentinien Nigeria Jubel (Reuters)

Seleção de futebol da Nigéria no Mundial de 2014 (Brasil)

Por outro lado, e quanto à qualificação do continente africano, estão já apurados os conjuntos do Egipto e da Nigéria, faltando um pequeno passo à Tunísia para, igualmente, carimbar o passaporte.

A restante vaga será decidida entre Marrocos e a Costa do Marfim, que, numa autêntica final, se defrontam sábado (11.11.), em Abidjan.
Está praticamente concluída, portanto, a fase prévia do Mundial da Rússia, restando, para lá dos contendores africanos, o apuramento de duas últimas seleções, resultante dos “play-offs” intercontinentais. O Perú defronta a Nova Zelândia, enquanto a Austrália mede forças com as Honduras.

A fase final do Mundial disputar-se-á em onze cidades russas, entre 14 de junho e 15 de julho do próximo ano.

Leia mais