1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

Muhammadu Buhari vence presidenciais na Nigéria

O candidato da oposição Muhammadu Buhari venceu a eleição presidencial (28/29.03) na Nigéria. O país mais populoso e a primeira potência económica de África conseguiu uma alternância democrática histórica.

default

Mohammadu Buhari

Muhammadu Buhari venceu com um avanço de mais de dois milhões de votos em relação ao adversário Goodluck Jonathan, segundo a agência de notícias Reuters. A coligação de partidos da oposição, o APC, disse que Jonathan telefonou a Buhari para o congratular pela vitória.

Esta terça-feira (31.03) a meio da tarde, ainda os resultados finais não tinham sido divulgados, já havia vozes da oposição que clamavam vitória. Na altura, o avanço em relação a Jonathan era de um milhão e meio de votos.

Wahl in Nigeria Gouverneur Sule Lamido wartet auf die Stimmabgabe

Muhammadu Buhari no dia da votação (28.03)

"Estamos contentes, porque estamos a testemunhar um momento histórico. Esta é a primeira vez que um Governo no poder é derrubado, usando apenas meios democráticos. Até aqui, quando os governos não eram populares, ou se seguravam bem ou eram removidos pelos militares", disse Lai Mohammed, porta-voz do APC.

Eleitores nigerianos queriam mudança

Uma coisa é certa, nestas presidenciais, os eleitores nigerianos deixaram claro que queriam mudanças.

"Todos queremos mudanças, não é verdade? É preciso cuidar da economia, caso contrário o futuro dos nossos jovens está em perigo. Quem vier não deve só ouvir as reivindicações das pessoas, mas assegurar que a integridade do país se mantém."
Buhari parece ser, para milhões de nigerianos, o homem da mudança.

Nigeria Abuja Mohammadu Buhari Anhänger Jubel

Apoiantes de Buhari festejam em Abuja a vitória do seu líder

O antigo militar não só prometeu criar mais empregos, como também combater a corrupção e travar o grupo radical Boko Haram. Muitos nigerianos acusam Goodluck Jonathan de ter mão leve na luta conta os extremistas, que, no último ano, ganharam força no nordeste do país.

Buhari conhecido por governar com mão de ferro

Segundo a analista Manji Cheto, da consultora Teneo, ainda é bastante cedo para dizer como será o Governo de Buhari. Ainda assim, o ex-militar é conhecido por ter governado com mão de ferro, na altura em que foi Presidente, nos anos 80.

"Ele tem a reputação de ser um dos líderes mais incorruptíveis da Nigéria. Num país onde os líderes políticos não têm essa reputação, isso é bastante significativo. No entanto, veremos se isso terá um impacto positivo no seu Governo", diz Manji Cheto.

De acordo com Robert Kappel, do Instituto Germânico de Estudos Globais e Regionais, "Muhammadu Buhari irá travar uma luta contra o Boko Haram muito mais clara e não agiria só militarmente – tentaria também chegar a uma solução negociada. Por outro lado, tentará lutar contra a corrupção, que grassou durante o mandato de Jonathan. Buhari é tido como um homem incorruptível e teria, certamente, mão de ferro contra a corrupção."

Como será o periodo pós-eleitoral?

Nigeria - nominierter Präsidentschaftskandidat Muhammadu Buhari und Goodluck Jonathan

Buhari (esq.) e Jonathan

Entretanto, reina a apreensão na Nigéria. Teme-se que haja confrontos depois da divulgação dos resultados finais. Em Lagos, a cidade mais populosa do país, houve quem preferisse ficar em casa, por precaução.

"Algumas lojas estão fechadas. As pessoas estão com medo por causa das eleições e do que possa acontecer depois do anúncio dos resultados", diz um residente.

"Os meus clientes pediram-me para abrir, mas vou ficar em casa porque não sei o que vai acontecer. Não sabemos quem é quem, percebe? Não quero que ninguém me mate. Toda a gente está com medo", afirmou, por seu lado, uma comerciante.

Nas presidenciais de 2011, em que Goodluck Jonathan venceu Buhari, cerca de mil pessoas foram mortas depois dos resultados finais serem anunciados. A Comissão Eleitoral Independente apela à calma e promete investigar todas as queixas de fraude eleitoral.

Apelos para o respeito dos resultados

Ouvir o áudio 04:00

Muhammadu Buhari vence presidenciais na Nigéria

Os observadores pedem aos perdedores que respeitem os resultados.

"Reconhecemos que os eleitores nigerianos votaram de forma pacífica e ordeira no dia da eleição e apelamos aos políticos de todas as alas que reconheçam e respeitem o empenho dos cidadãos para o processo democrático na Nigéria", afirmou Johnnie Carson, do grupo de observadores norte-americano National Democratic Institute.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados