1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Tecnologia

Tecnologia e inovação na ordem do dia em Moçambique

24 de maio de 2017

A partir desta quarta-feira (24.05.), em Maputo, empreendedores e inovadores trocam ideias sobre tecnologia para facilitar a vida dos cidadãos na Feira Moztech. Há inovações nacionais em várias áreas como saúde e banca.

https://p.dw.com/p/2dWdS
Imagem simbólicaFoto: picture-alliance

Novas tecnologias, novas ideias para transformar Moçambique. É o que pretendem os expositores da mostra de tecnologia que arrancou esta quarta-feira (24.05.). A ideia é aprofundar ainda mais o debate sobre o avanço das tecnologias, inovação e empreendedorismo em Moçambique e as implicações na vida dos cidadãos.

Na Moztech participam empreendedores nacionais e estrangeiros que esperam trocar novas ideias para desenvolver o país através da internet.

Mosambik Momed Mussagy
Momed Mussagy, especialista em marketing na VodacomFoto: DW/R. da Silva

Inovação no setor de saúde 

Por exemplo, a operadora móvel Vodacom traz o Mezzanine, uma plataforma digital para facilitar a gestão de informação sobre a saúde, como explica Momed  Mussagy, do setor de marketing da empresa: "Mezzanine  é uma plataforma que vai estar ligada ao Ministério da Saúde, para atendimento público de modo que os pais e as mães possam fazer registos."

Com estes registos, será possível ter acesso a informações sobre testes de malária, HIV e diabetes, entre outras doenças.

Mas nesta exposição há também a "Solução de Backups" - uma nova forma que as empresas têm para guardar os seus ficheiros de forma segura. Esta ideia é trazida pela Internet Solutions. Ricardo Custódio, do departamento de marketing da empresa, diz que "é um software que vai permitir que as empresas façam o backup dos seus ficheiros de forma mais facilitada eliminando as famosas ´taps`que é a metodologia mais utilizada pelo mercado hoje em dia."

Por isso Custódio afirma: "Com a nossa solução tencionamos convencer as empresas que esta é a solução do futuro, já não se usam infraestruturas apenas a internet como modelo de transação de ficheiros."

Oportunidades para o jornalismo multimédia

E para quem sonha seguir a profissão de jornalista, a MediaLab levou para a Moztech diversos módulos para aprender jornalismo. Rui Lamarques é especialista em media e afirma que "as pessoas não só aprendem a fazer o jornal, mas também aprendem a fazer televisão, websites... a trabalhar com várias coisas."

Mosambik
Rui Lamarques, especialista em mediaFoto: DW/R. da Silva

O especialista em media sublinha que o evento é também uma oportunidade: "Nós como formamos jornalistas multimédia eles têm de ir ao mercado trabalhar e isto não é só uma oportunidade de participar mas uma forma de expor o trabalho que eles fazem." 

Tecnologia e banca

Outra inovação encontrada na mostra de tecnologia é um banco que não precisa de interação humana - um projeto do Standard Bank. Significa que os clientes podem movimentar as suas contas num balcão digital a qualquer hora do dia.

24.05.2017 Moçambique-Feira/Inovação tecnológica - MP3-Mono

Claudio Banze explica: "O que nós estamos a mostrar aqui é que é possível fazer uma banca tradicional, mas de forma evoluída, que não esteja dependente da interação humana e que não tenha limitações, como por exemplo no horário da abertura e fecho. O balcão digital funciona 24 horas e todas as funções são autónomas."

O Standard Bank apresenta igualmente o "StartUp Corner" - um projeto associado a uma incubadora de negócios: "O que fundamentalmente vamos fazer é termos algumas empresas que são "startups" de jovens empreendedores ligados a área de tecnologias financeira. São empresas que já trabalharam connosco em outros projetos como o "StartUp Weekend" e eles vão mostrar as ideias que têm aos outros empreendedores que estarão neste local."

 Na feira, que termina na sexta-feira (26.05.) estão presentes mais de 100 expositores nacionais e estrangeiros.