1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Mahamudo Amurane em rota de colisão com MDM

Sitoi Lutxeque (Nampula)
30 de maio de 2017

Edil diz estar dececionado com o MDM e reafirma que, sem pedido de desculpas público do líder do partido, vai afastar-se. MDM diz que Amurane ainda é considerado membro, pois não apresentou a sua renúncia, oficialmente.

https://p.dw.com/p/2dr4m
Mahamudo Amurane
Mahamudo AmuraneFoto: DW/Nelson Carvalho Miguel

O clima de tensão entre o edil de Nampula, Mahamudo Amurane, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) parece não ter solução à vista, podendo-se dizer que as relações entre ambos estão já cortadas.

Numa entrevista à DW África, Mahamudo Amurane afirma estar "dececionado com a politicagem” do MDM "de mentir, denegrir as pessoas e de querer derrubar os seus membros”.

O edil de Nampula, que também é membro da Comissão Politica Nacional do MDM, instância mais alta de decisão do partido, insiste que o movimento liderado por Daviz Simango continua empenhado em denegrir a sua imagem como forma de ofuscar a sua governação.

30.05.2017 MDM/Amurani - MP3-Mono

‘'Dizem que tenho casa em Portugal e quando apresentei um projeto na Assembleia Municipal [para aprovação de uma verba para custear a deslocação de uma equipa de trabalho a Portugal para discutir assuntos de cooperação] rejeitaram o documento porque estaria a mentir sobre os objetivos desse projeto. O MDM faz uma política para denegrir as pessoas. Para mim isso não é política”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula acrescentou ainda que exige que o MDM lhe peça desculpas publicamente pela alegada campanha de difamação na imprensa. Caso contrário, abandona, definitivamente, o partido.

MDM não está "enfraquecido”

O delegado político do MDM na cidade de Nampula, Luciano Tarieque, afirma, por seu lado, que o partido não encontra motivo para estar dececionado, uma vez que o edil Mahamudo Amurane ainda é membro do MDM. "Estamos a analisar o assunto e não encontramos motivo para estarmos dececionados. Levámos o colega ao poder em cumprimento do manifesto eleitoral do MDM e hoje como está bem [economicamente] com o apoio do partido já tem uma outra forma de atuar", começou por afirmar Luciano Tarique, lembrando que o presidente do município local ainda é membro do partido. "Se chegar a altura de ele anunciar que quer regressar ao partido, pode vir.... nós contamos com ele porque ainda não renunciou'', disse.

Mosambik politische Delegierten von MDM in Nampula, Luciano Tarieque
Luciano Tarieque, delegado político do MDM em NampulaFoto: DW/Sitoi Lutxeque

À DW África, Luciano Tarieque afirmou que o MDM não se encontra enfraquecido, até porque, acrescenta, ‘'reconhecemos que, em 2012 e 2013, quando não éramos Governo, fizemos um trabalho com sucesso que permitiu a eleição [de Mahamudo Amurane] como presidente e é este trabalho que continuamos a fazer”. Luciano Tarieque  acrescenta que "o partido está preocupado em manter o governo do MDM na cidade de Nampula, e em todos os municípios [sete] existentes na província, para além de trabalhar, cada vez melhor, tendo em vista as eleições gerais de 2019. Se alguém foi encomendado para destruir o MDM , não vai conseguir”, asseverou.

Importa referir que o Movimento Democrático de Moçambique agendou a realização do seu segundo congresso para dezembro, na cidade de Nampula. Mahamudo Amurane afirmou poder não tomar parte, enquanto as suas exigências não forem satisfeitas.

Saltar a secção Mais sobre este tema