1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Verónica Macamo exige reflexão sobre descentralização

Lusa | rl
27 de fevereiro de 2017

Verónica Macamo afirmou esta segunda-feira (27.02) que "os sinais dos últimos meses" são exemplo "de que é possível os moçambicanos conseguirem uma paz efetiva e duradoura, através do diálogo".

https://p.dw.com/p/2YKUG
Presidente do parlamento moçambicano, Verónica MacamoFoto: DW/L. Matias

A presidente do Parlamento moçambicano, Verónica Macamo, defendeu esta segunda-feira (27.02) que o debate sobre a descentralização em Moçambique exige uma reflexão séria.

"A reflexão sobre o processo de descentralização, longe de se confinar a disputa de protagonismos políticos, deve ser uma oportunidade para trazer soluções ganhadoras", afirmou Verónica Macamo, que falava na abertura da V sessão ordinária do parlamento moçambicano. 

Considerando que o debate sobre a descentralização, um dos mais importantes temas da agendas negociações entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), exige soluções eficazes e eficientes, a presidente do Parlamento moçambicano disse que o bem-estar e o desenvolvimento dos moçambicanos passam pelo alcance de uma paz duradoura.

Segundo a responsável, "os sinais dos últimos meses são demonstrativos de vontade política pela paz, são um exemplo claro de que é possível os moçambicanos conseguirem uma paz efetiva e duradoura, através do diálogo".

De acordo com Verónica Macamo, a cessação das hostilidades militares entre as Forças de Defesa e Segurança e o braço armado da RENAMO em algumas das principais estradas do centro de Moçambique trouxe já resultados.

"As viagens pelo país retomaram, muitas famílias reencontraram-se, o coração dos moçambicanos fervilhou de contentamento", deu conta a presidente, acrescentando que "a circulação de pessoas e bens trouxe a esperança de que, em paz e de mãos dadas, Moçambique pode prosperar num ritmo acelerado".

Saltar a secção Mais sobre este tema