1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Meio Ambiente – Um paraíso ameaçado

23 de setembro de 2009

África contribui pouco para a emissão de gases com efeito de estufa, mas sente os efeitos do aquecimento global. “Learning by Ear – Aprender de Ouvido” explora a relação entre as pessoas e o meio ambiente.

https://p.dw.com/p/DLkt
Proteger o ambiente e preservar as florestas para gerações futuras é um desafioFoto: laif

Florestas são devastadas para agricultura. Pessoas caçam animais e pescam em todos os sítios em que isso é possível. Muitas cidades parecem sufocar em lixo, porque a sua recolha é demasiado cara para as pessoas pobres que lá vivem. E uma nova ameaça está agora a delinear-se, visto que cada vez mais africanos descobrem o seu gosto por carros, contribuindo para aumentar as emissões de gases com efeito de estufa.

Uma tendência global

Os efeitos das mudanças climatéricas já se podem sentir em muitas partes do continente. As estações das chuvas estão mais curtas, as temperaturas mais altas e os recursos de água escassos. Os habitantes locais são os que mais sofrem com esta mudança. Já não conseguem as colheitas normais e não têm água para sobreviverem. As regiões húmidas e as florestas, que são o habitat de plantas e animais raros, estão em extinção.


Ir por outro caminho


Além de lhe fornecer todos os factos sobre o meio ambiente e os desafios com que ele se depara, “Learning by Ear – Aprender de Ouvido” também abre outro caminho. Numa radionovela, nós juntamo-nos a três estudantes na sua tentativa de entender o meio ambiente à sua volta.