1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Mayra Andrade lança novo álbum com músicas em inglês

Fátima Valente / Karina Gomes15 de outubro de 2013

“Lovely Difficult” é o quarto disco da cabo-verdiana que explora o “pop tropical”. Mayra grava pela primeira vez em inglês, mas o crioulo também está nas canções. O lançamento será no dia 11 de novembro em sete países.

https://p.dw.com/p/19zLy
Foto: Sony Music

O single “We used to call it love” já toca nas rádios desde setembro. A música é cantada em inglês e crioulo cabo-verdiano. Uma surpresa para os fãs de Mayra Andrade. “A minha condição para cantá-la era que eu pudesse escrever uma parte em crioulo. Eu queria que o público cabo-verdiano pudesse se identificar e se encontrar nela, mesmo que fosse por um instante ou numa passagem da música”, conta a cantora.

Mayra Andrade acredita que o público de Cabo Verde recebeu bem o novo single, principalmente os mais jovens. Em resposta às críticas pela interpretação em inglês, ela nega que tenha optado pelo caminho mais fácil. “Há pessoas que acham que o artista vendeu a alma ao diabo. Não é fácil fazer uma música de qualidade e eu não acho que o meu trabalho seja comercial”.

Mayra Andrade Cover Neues Album Lovely Difficult
Capa do novo álbum "Lovely Difficult"Foto: Sony Music

No quarto disco da carreira, Mayra também interpreta as canções em francês e português, cruzando geografias e culturas. “Para mim, era importante manter o crioulo em pelo menos metade do disco, mas o resultado é muito mais pop”. Mayra denomina o gênero como uma espécie de pop tropical. “Sempre tem um toque cabo-verdiano nas músicas que eu canto em outros idiomas”, justifica.

Mayra compositora

A cantora quis voltar a uma linguagem mais simples e acessível que é característica do pop. “Eu senti que tinha de compor as minhas próprias músicas, porque era a única forma de me sentir completamente livre para fazer os arranjos”.

O novo álbum representou um desafio na medida em que Mayra se aventurou em outros estilos. “Era importante que as pessoas continuassem a me reconhecer. Ao mesmo tempo, eu quis perder-me e encontrar-me novamente em outras sonoridades”.

O disco foi gravado em Brighton, no Reino Unido, com a produção deMike Pelanconi. Os músicos Kim Alves e Zé Luis Nascimento continuam a acompanhar Mayra neste trabalho. Compositores de várias nacionalidades, como Yael Naim, Piers Faccini, Tété, Benjamin Biolay e Pascal Danae, participaram de “Lovelly Difficult”.

Mayra Andrade lança novo álbum com músicas em inglês

O álbum será lançado pela Sony Music no dia 11 de novembro em Cabo Verde, França, Suíça, Brasil, Portugal, Itália e Suécia. O público da Alemanha e do Reino Unido vai conhecer o novo disco no início do próximo ano.
Raízes

Mayra Andrade Neues Album Lovely Difficult
O primeiro CD (“Navega”) foi lançado em 2006; "Stória, stória..." e "Studio 105" em 2009 e 2010Foto: Sony Music

Mayra Andrade nasceu em Cuba, mas passou a infância em Cabo Verde. “As pessoas pensam que eu sou cubana, mas não é nada disso. Eu sou completamente cabo-verdiana, de pai e mãe. Nasci em Cuba por acaso”.

A cantora já viveu no Senegal, Angola e Alemanha. Apesar de morar há 11 anos em Paris, mantém uma forte ligação à sua terra natal. “Os anos em que eu vivi fora também serviram para conhecer o meu país de perspectivas diferentes”.

Mayra Andrade Sängerin Cape Verde
Mayra Andrade vive há 11 anos em Paris. "Pude conhecer Cabo Verde sob novos ângulos. Estou cada vez mais apaixonada por Cabo Verde", dizFoto: Sony Music
Saltar a secção Mais sobre este tema