1. Inhalt
  2. Navigation
  3. Weitere Inhalte
  4. Metanavigation
  5. Suche
  6. Choose from 30 Languages

Internacional

"Mandela Trilogia" - uma ópera popular no Teatro Alemão de Munique

Vida de Nelson Mandela em representação teatral na Alemanha

Folk Ópera ou ópera popular. Se o leitor não sabe o que é, não se preocupe, porque até muito recentemente não havia essa modalidade de teatro musicado. Foi inventada pelos autores de um novo espectáculo que retrata a vida do primeiro Presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, em representação no Teatro Alemão de Munique.

O espetáculo reune dois elementos essenciais: a biografia de um indivíduo crucial para uma nação inteira e o amor de Nelson Mandela pela música sul-africana. O que explica os ritmos xhosa e de outras etnias africanas. Mas não são só esses, como diz o dirigente Albert Horne

"Temos muitos estilos musicais nesta obra: no primeiro acto há música tradicional africana, em redor da qual o compositor construiu a parte operática. No segundo acto predomina o jazz africano com pata-pata e o big band. No terceiro acto voltamos à ópera convencional no estilo erudito ocidental. É uma obra muito rítimica, que exige muito dos espetadores e dos músicos".

O melhor coro do mundo

A música composta por Péter Louis van Dijk contempla a biografia de Nelson Mandela. No primeiro acto assiste-se à iniciação ritual de um jovem e à sua primeira revolta contra obrigações impostas por fora. É a história de Mandela, que morreu aos 95 anos em 2013. Quando era jovem, fugiu da autoridade paterna e dum casamento arranjado. O segundo acto passa-se em Joanesburgo e fala da repressão, do protesto e da luta política de Mandela contra o regime de segregação racial conhecido por apartheid.

Michael Williams, director da Ópera da Cidade do Cabo, escreveu as letras, ou, em linguagem operática, o libreto, para o musical Mandela. Williams salienta a importância que tem a interpretação a seu ver fabulosa das suas palavras e da música pelos artistas, com destaque para o coro do seu teatro, capaz de encantar o público com ópera e com jazz:

"No ano passado, o coro ganhou o maior prémio internacional para coros de ópera. Merecidamente. O coro tem um timbre fantástico, canta com enorme paixão e dá uma nova frescura a compositores no repertório tradicional, como Wagner e Verdi. E não é apenas por cantarem bem. Os cantores contribuem com toda a sua individualidade. O que dá à sua arte um toque mágico".

Uma homenagem musical

A figura de Mandela nas diferentes fases da sua vida é interpretada por vários cantores. A importância de Mandela para a nação é apenas um aspecto tematizado. Os outros são as relações com a família e as suas mulheres e também as três décadas que passou nas prisões do regime de apartheid.

Ouvir o áudio 03:42

"Mandela triologia" - uma ópera popular no Teatro alemão de Munique

Esta ópera popular é, assim, a continuação de uma longa tradição. O herói nacional Nelson Mandela sempre inspirou muitos artistas e músicos. Nada mais justo que seja agora comemorado num acontecimento artístico de alta qualidade.

Leia mais

Áudios e vídeos relacionados