1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Libéria conta votos das presidenciais

Lusa | AFP | ac
27 de dezembro de 2017

O escrutínio de terça-feira decorreu de forma pacífica e ordeira. Quem sucederá à Presidente Ellen Johnson Sirleaf?

https://p.dw.com/p/2pygU
Foto: Reuters/T. Gouegnon

2,2 milhões de eleitores foram chamados às urnas na terça-feira (26.12) e a contagem dos votos está a decorrer. Os liberianos elegeram o sucessor de Ellen Johnson Sirleaf, 79 anos, a primeira mulher a presidir um país africano e Nobel da Paz em 2011.

Na corrida à Presidência, a lenda de futebol George Weah, senador de 51 anos, e o vice-presidente cessante, Joseph Boakai, 73 anos, no cargo há doze.

Na primeira volta, Weah obteve 39% dos votos, à frente de Boakai, apoiado pelo Partido Unido (no poder), com 29,1%.

 Liberia Wahlen Joseph Boakai (l) und George Weah (R)
Um dos dois candidatos será o novo Presidente da Libéria: Joseph Boakai (esq.) ou George WeahFoto: picture alliance/dpa/epa/Reynolds/Jallanzo

Eleição renhida?

George Weah, sendo mais jovem e politicamente menos desgastado, é considerado o favorito, até porque obteve mais votos na primeira volta. Mas a maior parte dos analistas consideram que o candidato do poder não deve ser menosprezado.

"As hipóteses estão muito repartidas. O eleito tanto poderá ser Weah como Boakai", afirma o analista político liberiano Menipakei Dumoe, lembrando que a "estrela" do futebol já se candidatou uma vez ao cargo, em 2005, mas acabou por perder.

Libéria conta votos das presidenciais

"O maior trunfo do candidato Boakai é a sua experiência política, assim como o facto de os cidadãos o considerarem um homem honesto. E isso é importante num país como a Libéria, em que recaem sobre os políticos em geral acusações de corrupção e nepotismo. Mas Boakai até agora conseguiu escapar a esse tipo de acusações. Por outro lado, terá que convencer os cidadãos de que poderá governar melhor do que nos últimos anos", afirma.

Aguarda-se que os primeiros resultados oficiais provisórios sejam divulgados já esta quarta-feira, mas os finais deverão ser conhecidos apenas nos próximos dias. 

A Comissão Nacional de Eleições liberiana, segundo a lei, tem até duas semanas para dar a conhecer os resultados finais da segunda volta das eleições - a primeira ocorreu a 10 de outubro.

Saltar a secção Mais sobre este tema